Reflexões sobre a prática da transcrição

as suas relações com a interpretação na música e na poesia

Autores

Palavras-chave:

Transcrição, Tradução, Arranjo musical, Interpretação, Obra

Resumo

Partindo da constatação de que as práticas de transcrição em música e em literatura (particularmente em poesia) guardam uma série de aspectos e características comuns, o texto vai buscar na teoria da tradução (tradutologia) elementos que possam revigorar a análise crítica da transcrição musical. São discutidos alguns conceitos fundamentais para o entendimento do fenômeno da transcrição, como obra, originalidade, interpretação e autoria. É ressaltada a íntima relação que a transcrição mantém com a interpretação, atuando de forma decisiva no processo de compreensão da obra.

Biografia do Autor

  • Flavio Terrigno Barbeitas, Universidade Federal de Minas Gerais

    Flavio Terrigno Barbeitas é professor assistente da Escola de Música da UFMG. Violonista, graduou-se na Escola de Música da UFRJ onde também obteve o grau de Mestre com a dissertação Circularidade Cultural e Nacionalismo nas Doze Valsas para violão de Francisco Mignone.

Referências

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Publicado

2000-06-15

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Reflexões Sobre a prática Da transcrição: As Suas relações Com a interpretação Na Música E Na Poesia”. 2000. Per Musi, nº 01 (junho): 1-9. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38354.