Política do Espectro de John Cage
sua obra musical através de Jacques Derrida
Palavras-chave:
Obra política de John Cage, Espectro, Nativos norteamericanos, Justiça, DesconstruçãoResumo
Em uma aproximação filosófica da obra do compositor americano John Cage, as noções derridianas de espectro e fantasma são aplicadas para entender sua concepção de som e revelar a condição política de sua arte. Esta condição está absolutamente vinculada a um desejo de justiça que nasce das raízes de uma América devastada pela dominação européia. Sua manifestação, no trabalho do Cage, é a intervenção e o desarmamento da música ocidental. Desta forma, o trabalho artístico, segundo John Cage, está sempre enraizado em um trabalho político cujo horizonte é a justiça, um horizonte que, de fato, Jacques Derrida estabeleceu como condição para todo trabalho.
Referências
ANTIN, D. (2011). john cage sans cage. París : Les presses du réel.
BOCK, J. (2006). "There is Music in Every Sound: Thoreau's Modernist Understanding of Music", COPAS, Vol. 7. En línea, extraído el 27 de agosto 2012 http://copas.uni-regensburg.de/article/viewArticle/85/109
CAGE, J. (1967). A year from Monday. Connecticut: Wesleyan University Press,
CAGE, J. (1973), Silence. Conneticut: Wesleyan University Presse.
CAGE, J.; KOSTELANETZ, R. (2003). Conversing with Cage, New York: Routledge.
CAGE, J. (1970). “Other people think”. In: Kostelanetz, R. John Cage. Documentary Monographs in Modern Art, Connecticut: Praeger.
DACHY, M. (2000) “Introduction”. In : Cage, J. ; Kostelanetz, R. Conversations avec John Cage. París: Edition de Syrtes.
DERRIDA, J. (2005), Force de loi. París : Galilée.
DERRIDA, J. (1972). Marges de la Philosophie. París: Les Editions de Minuit.
DERRIDA, J. (1993). Spectres de Marx. L'état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. París: Galilée.
DERRIDA, J. (1976), “Fors”. In: Abraham, N.; Torok, M. Cryptonomie. Le Verbier de l’homme aux loups, Aubier: Flammarion.
FETTERMAN, W. (1996). John Cage theatre pieces: notations and performance. Amsterdam: Harwood Academic Publishers.
LEVINE, V. L. (1994). “American Indian musics, past and present”. In: Nichols, D. The Cambridge History of American Music. Cambridge: Cambridge University Press.
SILVERMAN, K. (2010) Begin Again. A biography of John Cage. New York: Knopf.
THOREAU, H. D.; FLECK, R. (2007). Selections from The Indian Notebooks (1847 – 1861) of Henry D. Thoreau. Lincoln: The Thoreau Institute at Walden Woods.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






