Política do Espectro de John Cage

sua obra musical através de Jacques Derrida

Autores

Palavras-chave:

Obra política de John Cage, Espectro, Nativos norteamericanos, Justiça, Desconstrução

Resumo

Em uma aproximação filosófica da obra do compositor americano John Cage, as noções derridianas de espectro e fantasma são aplicadas para entender sua concepção de som e revelar a condição política de sua arte. Esta condição está absolutamente vinculada a um desejo de justiça que nasce das raízes de uma América devastada pela dominação européia. Sua manifestação, no trabalho do Cage, é a intervenção e o desarmamento da música ocidental. Desta forma, o trabalho artístico, segundo John Cage, está sempre enraizado em um trabalho político cujo horizonte é a justiça, um horizonte que, de fato, Jacques Derrida estabeleceu como condição para todo trabalho.

Biografia do Autor

  • Gustavo Celedón Bórquez, Universidad de Valparaíso, Valparaíso, Chile

    Gustavo Celedón é investigador em Estética na Universidade de Valparaíso. É professor na Escola de Cinema e membro do corpo docente do Doutoramento em Estudos Interdisciplinares sobre Pensamento, Cultura e Sociedade na mesma universidade. É doutorado em Filosofia pela Université Paris VIII - Vincennes-Saint-Denis e é membro do conselho científico do Laboratoire des Logiques Contemporaines de la Philosophie (LLCP) pertencente à mesma universidade.

Referências

ANTIN, D. (2011). john cage sans cage. París : Les presses du réel.

BOCK, J. (2006). "There is Music in Every Sound: Thoreau's Modernist Understanding of Music", COPAS, Vol. 7. En línea, extraído el 27 de agosto 2012 http://copas.uni-regensburg.de/article/viewArticle/85/109

CAGE, J. (1967). A year from Monday. Connecticut: Wesleyan University Press,

CAGE, J. (1973), Silence. Conneticut: Wesleyan University Presse.

CAGE, J.; KOSTELANETZ, R. (2003). Conversing with Cage, New York: Routledge.

CAGE, J. (1970). “Other people think”. In: Kostelanetz, R. John Cage. Documentary Monographs in Modern Art, Connecticut: Praeger.

DACHY, M. (2000) “Introduction”. In : Cage, J. ; Kostelanetz, R. Conversations avec John Cage. París: Edition de Syrtes.

DERRIDA, J. (2005), Force de loi. París : Galilée.

DERRIDA, J. (1972). Marges de la Philosophie. París: Les Editions de Minuit.

DERRIDA, J. (1993). Spectres de Marx. L'état de la dette, le travail du deuil et la nouvelle Internationale. París: Galilée.

DERRIDA, J. (1976), “Fors”. In: Abraham, N.; Torok, M. Cryptonomie. Le Verbier de l’homme aux loups, Aubier: Flammarion.

FETTERMAN, W. (1996). John Cage theatre pieces: notations and performance. Amsterdam: Harwood Academic Publishers.

LEVINE, V. L. (1994). “American Indian musics, past and present”. In: Nichols, D. The Cambridge History of American Music. Cambridge: Cambridge University Press.

SILVERMAN, K. (2010) Begin Again. A biography of John Cage. New York: Knopf.

THOREAU, H. D.; FLECK, R. (2007). Selections from The Indian Notebooks (1847 – 1861) of Henry D. Thoreau. Lincoln: The Thoreau Institute at Walden Woods.

Downloads

Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Política Do Espectro De John Cage: Sua Obra Musical através De Jacques Derrida”. 2015. Per Musi, nº 32 (novembro): 1-23. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/38414.