Relação entre o estudo formal e a média salarial do músico
um estudo com músicos brasileiros
Palavras-chave:
Músicos Brasileiros e salários, Formação Musical, Média SalarialResumo
O artigo tem como objetivo avaliar o mercado de trabalho relativo à Música, através da observância de vetores tais como: idade de iniciação musical, média salarial e grau de instrução formal dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa quantitativa usando-se a técnica de coleta de dados, os quais foram obtidos por meio de um questionário estruturado respondido por 291 músicos brasileiros. A análise dos aspectos aqui tratados pode contribuir para o estabelecimento de uma projeção custo-benefício baseada na maior ou menor formação acadêmica, e atuação efetiva na área da música.
Referências
BRASIL (1960). Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960. Cria a ordem dos músicos do Brasil e dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de músico, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez, p.16269.
ESTEVAM, V. (2010). “Ensino de música e evasão escolar em conservatórios de Minas Gerais: dois estudos de caso”. Anais do SIMPOM, v.2, n.2. Rio de Janeiro: UFRJ.
FIGUEIREDO, F. F. (2006). “Educação superior e mobilidade social: Limites, Possibilidades e Conquistas”. São Paulo: PUC-SP.
GIOLO, S. R. (2010). Introdução à análise de dados categóricos com aplicações. Disponível em: . Acessado em: março 2013.
MAGALHÃES, M. N.; LIMA, A. C. P. (2002). Noções de probabilidade e estatística. 5a ed. São Paulo: Edusp.
PERES, T. H. A. (2010). “Educação superior, emprego e renda: uma relação problemática. RMSP. 2002-2009”. Tese de Doutorado, USP. São Paulo, SP.
PICHONERI, D. F. M. (2006). “Músicos de orquestra: Um estudo sobre educação e trabalho no campo das artes”. Biblioteca digital da Unicamp. Campinas, SP.
__________________ (2011). “Relações de trabalho em música: a desestabilização da harmonia”. Tese de Doutorado, Faculdade de Educação, Unicamp. Campinas, SP.
TRIOLA, M. F. (2008). Introdução à estatística. Tradução Vera Regina Lima de Farias e Flores, revisão técnica Ana Maria Lima de Farias. 10a ed. Rio de Janeiro: LTC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






