Acis y Galatea
reflexos da Guerra de Sucessão Espanhola na zarzuela de Cañizares-Literes, de 1708
Palavras-chave:
Zarzuela, Guerra de Sucessão Espanhola, Teatro e PropagandaResumo
O presente artigo busca discorrer sobre a prática músico-teatral na Espanha do início do século XVIII, com foco no estudo da zarzuela Acis y Galatea. Este ensaio pretende demonstrar como o teatro foi utilizado pela dinastia Bourbon para fazer sua propaganda política, incorporando elementos da tradição espanhola, bem como da ópera italiana.
Referências
ASENSIO, María Asunción Flórez. Teatro Musical Cortesano en Madrid durante el siglo XVII: Espacios, Intérpretes y Obras. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, 2004.
BUSSEY, William M. French and Italian Influence on the Zarzuela 1700-1770. Michigan: UMI Research Press, 1980.
CALVO, José. La Guerra de Sucesión. Madrid: Grupo Anaya S.A., 1988.
CAÑIZARES, José. Acis y Galatea. Madrid: Iberoamericana, 2011.
CASTRO, Concepción de. A la sombra de Felipe V – José de Grimaldo, ministro responsable (1703-1726). Madrid: Marcial Pons Historia, 2004.
GONZÁLEZ MARÍN, Luis Antonio. Introducción. In: Acis y Galatea – zarzuela en dos jornadas. Madrid ICCMU, 2002.
LITERES, Antonio. Acis y Galatea – zarzuela en dos jornadas. Madrid: ICCMU, 2002.
LOPEZ CANO, Rúben. Música y Retórica en el Barroco. México: UNAM, 2000.
MARROQUÍN, Lucía Diaz. La nieve arder: retórica afetiva en el universo petrarquista de la zarzuela Acis y Galatea. In: Revista de Literatura. Madrid: Consejo de Investigaciones Cientificas, 2004, p.431-464.
STEIN, Louise K.. Songs of Mortals, Dialogues of the Gods – Music and Theatre in the Seventeenth-Century Spain. New York: Oxford University Press Inc., 1993.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






