Cristal

aspectos do tratamento pianístico no samba de Cesar Camargo Mariano

Autores

  • Rafael Tomazoni Gomes Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) https://orcid.org/0000-0001-7887-8807

Palavras-chave:

Cesar Camargo Mariano, O piano no samba, Pianeiros da música popular brasileira

Resumo

Estudo sobre aspectos do tratamento pianístico do pianista e compositor Cesar Camargo Mariano em Cristal, registrada no álbum Solo Brasileiro, de 1994. Uma análise da conjunção entre “estruturas musicais afro-brasileiras” (OLIVEIRA PINTO, 2001) e a abordagem textural da escrita pianística revela uma síntese ou estilização da formação instrumental dos grupos populares. A prática do samba para piano remete à tradição dos chamados pianeiros, na qual Cesar Camargo Mariano se insere.

Biografia do Autor

  • Rafael Tomazoni Gomes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    É bacharel em piano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e mestre em musicologia / etnomusicologia pela mesma universidade, onde defendeu a dissertação “O samba para piano solo de Cesar Camargo Mariano”. Tem ministrado workshops em cursos de graduação em música no estado de Santa Catarina com intuito de divulgar seu trabalho teórico. Como instrumentista, atua como solista, interpretando peças que foram objeto de seu estudo teórico e outras, e em grupos de música popular na cidade de Florianópolis.

  • Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

    É bacharel em piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestre em música - piano pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em musicologia pela UNIRIO. Foi premiado em concursos nacionais de piano e participou como executante de inúmeros master-classes. Tem artigos publicados em revistas especializadas e anais de eventos da área de musicologia. Desenvolve pesquisa nas áreas de estética, análise e educação musical e tem priorizado em seus estudos a relação da música com a filosofia e a literatura, em particular no idealismo e no romantismo alemão dos séculos XVIII e XIX. Atualmente, dedica-se ao estudo dos fundamentos teóricos de técnicas avançadas de análise musical. Como instrumentista, tem atuado como solista e, principalmente, como camerista. Sua atividade docente inclui, além de piano, análise musical e musicalização infantil.

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Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Cristal: Aspectos Do Tratamento pianístico No Samba De Cesar Camargo Mariano”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-17. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39593.