“Um homem pra chamar de seu”

discurso musical e construção de gênero

Autores

  • Álvaro Simões Corrêa Neder Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Palavras-chave:

Discurso musical e gênero, Subjetividade e crítica cultural, Pós-estruturalismo na música

Resumo

Este artigo examina o gênero musical como discurso do coletivo anônimo. Considerando-se as conotações socialmente atribuídas a certos subgêneros do rock, são analisadas as estratégias de contestação feminina às posições atribuídas às mulheres por meio da apropriação de papeis de dominação exercidos tradicionalmente por homens. Tais estratégias são iluminadas pelo confronto entre as interpretações de Marina Lima e Erasmo Carlos para Mesmo que seja eu, canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Relativizando a noção de autonomia autoral, o artigo subscreve a perspectiva pós-estruturalista de que os artistas são, eles próprios, discursos de um coletivo, e conclui considerando o papel da música, enquanto discurso social, na produção de novas subjetividades e na reestruturação da ordem social.

Biografia do Autor

  • Álvaro Simões Corrêa Neder, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

    É etno/musicólogo e professor da graduação e pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Possui Doutorado em Música, pela UNIRIO (2012), e Doutorado Multidisciplinar em Letras (Literatura Brasileira, Linguagem e Teoria da Literatura) pela PUC-Rio (2007). Foi Teacher Assistant na Universidade Brown durante parte de seu estágio de doutoramento nesta universidade, ministrando o curso Introduction to Ethnomusicology. Publicou o livro Creativity in Education: Can Schools Learn with the Jazz Experience? (WCP, EUA, 2002). Sua tese de doutorado sobre a MPB dos anos 60 foi selecionada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio para representar o programa no Grande Prêmio Nacional Capes de Teses de Doutorado 2008. Como crítico musical, publicou textos para vários livros de referência lançados nos EUA e acima de 2.300 artigos na imprensa norte-americana. Desde 1980 atua como professor de música, músico e produtor musical, tendo sido membro da Old Time String Band, coordenada pelo etnomusicólogo Jeff Titon.

Referências

FELD, Steven. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2a ed., 1990.

FRITH, Simon; McROBBIE, Angela. Rock and Sexuality. In: FRITH, S.; GOODWIN, A. (eds.). On record. Rock, pop and the written word. New York: Pantheon, 1990.

HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque de Hollanda, v.1. Texto de contracapa. [LP] RGE 303 0003, 1966.

McCLARY, Susan. Feminine endings: music, gender, sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.

MIDDLETON, Richard. Introduction: Locating the Popular Music Text. In: Richard Middleton (ed.). Reading pop: approaches to textual analysis in popular music. New York: Oxford UP, 2000.

SAMSON, Jim. Genre. In: L. Macy (Ed.). Grove Music Online. Disponível em <http://www.grovemusic.com> (Acesso em 23 de Outubro, 2005).

SANTIAGO, Silviano. Caetano Veloso enquanto Superastro. In: Uma literatura nos trópicos. 2a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p.143-163.

SHEPHERD, John. Music as social text. Cambridge: Polity Press, 1991.

SILVA, Anazildo Vasconcelos da. A poética de Chico Buarque: a expressão subjetiva como fundamento da significação. Rio de Janeiro: Sophos Editora, 1974.

SMALL, Christopher. El musicar: un ritual en el Espacio Social. In: Transcultural Music Review 4. Disponível em <http://www.sibetrans.com/trans/trans4/small.htm> (Acesso em 4 de Maio, 2007), 1999.

__________. Music of the common tongue: survival and celebration in Afro-American music. New York: Riverrun, 1987.

TODOROV, Tzvetan. Genres in discourse. Tradução Catherine Porter. Cambridge: Cambridge UP, 1990. Título original: Genres du discours.

WALSER, Robert. Running with the devil: power, gender, and madness in heavy metal music. Hanover, NH: University Press of New England, 1993

Downloads

Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“‘Um Homem Pra Chamar De seu’: Discurso Musical E construção De Gênero”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-6. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39638.