“Um homem pra chamar de seu”
discurso musical e construção de gênero
Palavras-chave:
Discurso musical e gênero, Subjetividade e crítica cultural, Pós-estruturalismo na músicaResumo
Este artigo examina o gênero musical como discurso do coletivo anônimo. Considerando-se as conotações socialmente atribuídas a certos subgêneros do rock, são analisadas as estratégias de contestação feminina às posições atribuídas às mulheres por meio da apropriação de papeis de dominação exercidos tradicionalmente por homens. Tais estratégias são iluminadas pelo confronto entre as interpretações de Marina Lima e Erasmo Carlos para Mesmo que seja eu, canção de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Relativizando a noção de autonomia autoral, o artigo subscreve a perspectiva pós-estruturalista de que os artistas são, eles próprios, discursos de um coletivo, e conclui considerando o papel da música, enquanto discurso social, na produção de novas subjetividades e na reestruturação da ordem social.
Referências
FELD, Steven. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics, and song in Kaluli expression. Philadelphia: University of Pennsylvania Press, 2a ed., 1990.
FRITH, Simon; McROBBIE, Angela. Rock and Sexuality. In: FRITH, S.; GOODWIN, A. (eds.). On record. Rock, pop and the written word. New York: Pantheon, 1990.
HOLLANDA, Chico Buarque de. Chico Buarque de Hollanda, v.1. Texto de contracapa. [LP] RGE 303 0003, 1966.
McCLARY, Susan. Feminine endings: music, gender, sexuality. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1991.
MIDDLETON, Richard. Introduction: Locating the Popular Music Text. In: Richard Middleton (ed.). Reading pop: approaches to textual analysis in popular music. New York: Oxford UP, 2000.
SAMSON, Jim. Genre. In: L. Macy (Ed.). Grove Music Online. Disponível em <http://www.grovemusic.com> (Acesso em 23 de Outubro, 2005).
SANTIAGO, Silviano. Caetano Veloso enquanto Superastro. In: Uma literatura nos trópicos. 2a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000, p.143-163.
SHEPHERD, John. Music as social text. Cambridge: Polity Press, 1991.
SILVA, Anazildo Vasconcelos da. A poética de Chico Buarque: a expressão subjetiva como fundamento da significação. Rio de Janeiro: Sophos Editora, 1974.
SMALL, Christopher. El musicar: un ritual en el Espacio Social. In: Transcultural Music Review 4. Disponível em <http://www.sibetrans.com/trans/trans4/small.htm> (Acesso em 4 de Maio, 2007), 1999.
__________. Music of the common tongue: survival and celebration in Afro-American music. New York: Riverrun, 1987.
TODOROV, Tzvetan. Genres in discourse. Tradução Catherine Porter. Cambridge: Cambridge UP, 1990. Título original: Genres du discours.
WALSER, Robert. Running with the devil: power, gender, and madness in heavy metal music. Hanover, NH: University Press of New England, 1993
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






