O ensino de teclado em grupo na universidade e o uso do repertório popular

aprendizagem através de práticas híbridas

Autores

Palavras-chave:

Ensino de teclado na música popular, Aprendizagem em grupo, Abordagem híbrida no ensino da música

Resumo

Este artigo apresenta algumas atividades realizadas em aulas de teclado em grupo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de acordo com uma abordagem que integra práticas deliberadas (SANTIAGO, 2006) e práticas informais de aprendizagem musical (GREEN, 2001; 2008). As práticas informais de aprendizagem musical são típicas do processo de aquisição de habilidades e conhecimentos por músicos populares, enquanto que a prática deliberada originalmente advém do contexto da aprendizagem do repertório da chamada música de concerto. Nesse estudo, a prática deliberada é utilizada como parte integral da aprendizagem do repertório instrumental popular. São apresentadas quatro músicas de níveis específicos dentro da disciplina ministrada, seguido da descrição de como o trabalho se desenvolve.

Biografia do Autor

  • Ana Carolina Nunes do Couto, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Doutoranda em Sociologia pela UFPE, Mestre em Música (2008) e especialista em Educação Musical (2004) pela UFMG, graduada em Licenciatura em Música pela UEL (2002). Atuou como professora
    na Escola de Música da UEMG de 2005 a 2009. Atualmente é professora assistente no Departamento de Música UFPE, lecionando na cadeira “Instrumento auxiliar – Teclado”. Neste local também desenvolve o projeto de extensão “Eu faço Música!”, que busca conhecer os processos de criação musical de grupos de música popular do Departamento de Música da UFPE, e é integrante do Grupo de Pesquisa em Formação e Atuação Profissional de Professores de Música. Tem artigos publicados em anais de congressos da ABEM (Associação Brasileira de Educação Musical), da Saccom (Sociedad Argentina para las Ciencias Cognitivas de La Música), e em revistas especializadas.

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Publicado

2013-11-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Ensino De Teclado Em Grupo Na Universidade E O Uso Do repertório Popular: Aprendizagem através De práticas híbridas”. 2013. Per Musi, nº 28 (novembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39643.