O ensino de teclado em grupo na universidade e o uso do repertório popular
aprendizagem através de práticas híbridas
Palavras-chave:
Ensino de teclado na música popular, Aprendizagem em grupo, Abordagem híbrida no ensino da músicaResumo
Este artigo apresenta algumas atividades realizadas em aulas de teclado em grupo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) de acordo com uma abordagem que integra práticas deliberadas (SANTIAGO, 2006) e práticas informais de aprendizagem musical (GREEN, 2001; 2008). As práticas informais de aprendizagem musical são típicas do processo de aquisição de habilidades e conhecimentos por músicos populares, enquanto que a prática deliberada originalmente advém do contexto da aprendizagem do repertório da chamada música de concerto. Nesse estudo, a prática deliberada é utilizada como parte integral da aprendizagem do repertório instrumental popular. São apresentadas quatro músicas de níveis específicos dentro da disciplina ministrada, seguido da descrição de como o trabalho se desenvolve.
Referências
COUTO, Ana C. N. Apostila de piano em grupo I. Recife: Departamento de Música da UFPE, 2011a. 27 f. Não publicado.
______. Apostila de Piano em grupo II. Recife: Departamento de Música da UFPE, 2011b. 21 f. Não publicado.
______. Apostila de Piano em Grupo IV. Recife: Departamento de Música da UFPE, 2011c. 25 f. Não publicado.
CHEDIAK, Almir. Songbook as 101 Melhores Canções do Século XX, vol. 2. Rio de Janeiro: Lumiar Editora, 2004.
CRUVINEL, Flavia Maria. Educação musical e transformação social – uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia: Instituto Centro-Brasileiro de Cultura, 2005.
DUNBAR-HALL, P.; WEMYSS, Kathryn. The effects of the study of popular music on music education. International Journal of Music Education, n. 36, 2000. p.23-34.
FONSECA, Maria B. P.; SANTIAGO, Patrícia F. Pianobrincando – atividades de apoio ao professor. 1ª ed, vol.1. Belo Horizonte, 1993.
FRANÇA, Maria Cecília Cavalieri. Performance instrumental e educação musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica. Revista Per Musi, v. 1, p.52-62, 2000.
GONÇALVES, Maria de Lourdes Junqueira; MERHY, Sílvio Augusto. Música através do piano – prática das Habilidades Funcionais no uso do teclado como alternativa didática. In: II Encontro Nacional de Pesquisa em Música, Minas Gerais, 1985. Anais... Minas Gerais: Imprensa da UFMG, p.223–245, 1986.
GREEN, Lucy. How popular musicians learn. London: Ashgate, 2001.
______. Music, informal learning and the school: a new classroom pedagogy. London: Ashgate, 2008.
KAPLAN, José Alberto. Teoria da aprendizagem pianística. Porto Alegre: Movimento, 1987.
LILLIESTAM, Lars. On playing by ear. Popular Music. Cambridge University Press, v.15, n.2, May 1995. p.195-216.
LIMA, Sergio R. de G.; COUTO, Ana C. N. A música brasileira popular e a pedagogia instrumental: pesquisa de repertório e confecção de guia ilustrativo. In: Anais do IX Encontro Regional da ABEM Nordeste, Natal, 2010. Disponível em: http://www.musica.ufrn.br/revistas/index.php/abemnordeste2010/issue/current
MONTANDON, Maria Isabel. Aula de piano ou aula de música? O que podemos entender por “ensino de música através do piano”. Revista EM PAUTA da UFRGS, ano VII, n.11, p.67–79, nov. 1995.
PRIEST, Philip. Putting Listening First: A Case of Priorities. British Journal of Music Education, Cambridge University Press, v.10,1993. p.103–110.
SANTIAGO, Patrícia F. A integração da prática deliberada e da prática informal no aprendizado da música instrumental. Per Musi – Revista Acadêmica de Música –, n.13, p.52-62, jan/jun, 2006.
SWANWICK, Keith. Ensino instrumental enquanto ensino de música. Trad. Fausto Borém. Cadernos de Estudos – Educação musical. Escola de Música da UFMG, n.4/5, p.7–14, nov, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






