A significação em Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves

Autores

Palavras-chave:

Análise musical, Musicologia cultural, Música e sociedade, Celso Loureiro Chaves, Repertório brasileiro para violão

Resumo

Neste artigo empreende-se a análise da obra Portais e a Abside, de Celso Loureiro Chaves, para violão solo, de 1997. A análise segue os princípios da nova musicologia, como têm sido postos em prática por autores como Lawrence Kramer e Rose Subotnik. O ponto de partida e permanente referência da análise são as evidências deixadas pelo próprio compositor.

Biografia do Autor

  • Flávio Santos Pereira, Universidade de Brasília (UNB)

    Professor da Universidade de Brasília - UnB desde 1990. Sua obra Sistema II, para flauta solo, está gravada por Wilson Holanda, pelo projeto PROMEMUS/FUNARTE; Preludio, para piano, está registrada no CD Compositores, pela Universidade de Brasília, por Patrícia Vanzella. Suas obras foram selecionadas em diversas edições da Bienal de Música Brasileira Contemporânea. As Três canções sobre textos de Fernando Pessoa, para voz feminina e piano, foram estreadas na XVIII Bienal por Maíra Lautert e Priscila Bonfim. Atualmente cursa o doutorado em composição na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com bolsa do CNPQ.

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A significação Em Portais E a Abside, De Celso Loureiro Chaves”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-10. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39947.