Tchaikovsky, leitor de Dante

lugar da angústia e imaginação narrativa em Francesca da Rimini op.32 (1876)

Autores

Palavras-chave:

Tchaikovsky, Romantismo na música, Música e literatura, Representação e mímesis

Resumo

Este texto tem como objetivo discutir a estrutura do poema sinfônico Francesca da Rimini op. 32, composto por Piotr Ilyich Tchaikovsky (1840-1893) em 1876, inspirado no Canto V do Inferno (1307) da Divina Comédia de Dante Alighieri (1265-1321). Interessa-nos observar como Tchaikovsky parte do texto poético de Dante – usando-o como fonte – e desenvolve uma narrativa musical que abre ao ouvinte outros planos do sensível. Em Francesca, Tchaikovsky não se limita ao relato, mas cria, a partir dele, o seu próprio. Procuramos encontrar a operação-chave da estrutura compositiva da obra que parece ser a mímesis: se Dante descreve o que “vê” no real de sua ficção, Tchaikovsky descreve o que sente no “real” do espaço-tempo musical.

Biografia do Autor

  • Rafael Alves Pinto Junior, Universidade Federal de Goiás (UFG)

    Arquiteto formado pela PUC- GO, professor do IFET – GO, Mestre em Cultura Visual pela Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás e Doutor em História na Universidade Federal de Goiás, Dedica-se à pesquisa sobre imaginário e representações culturais.

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Tchaikovsky, Leitor De Dante: Lugar Da Angústia E imaginação Narrativa Em Francesca Da Rimini op.32 (1876)”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39968.