Avaliação de performances por ouvintes
um estudo com estudantes de licenciatura em música da FAMES
Palavras-chave:
Expressividade, Performance musical, Preferência musicalResumo
Este estudo investigou a relação entre a variação de expressividade e a preferência de performances na opinião de ouvintes, tomando como objeto de estudo os estudantes do curso de licenciatura em música da FAMES. Os resultados apontam para uma relação direta entre o nível de expressividade e a preferência de performance. Quanto aos aspectos musicais relacionados à expressividade, confirmam-se as associações feitas pelos ouvintes entre a expressividade na performance musical e as variações de dinâmica, intensidade, tempo, agógica, articulação, altura e timbre.
Referências
ANDREU, Roberto Cremades. Influencia de la educación formal e informal en las concepciones y gustos musicales de los Estudiantes del conservatorio profesional de música de Melilla. Melilla: Universidad de Granada, 2009.
BOYLE, J. David. Measurement and evaluation of musical experience. New York: Achirmer Books, 1987.
BRESIN, Roberto; BATTEL, Giovanni Umberto. Articulation strategies in expressive piano performance. Journal of New Music Research, v.29. 2000.p.211-224.
CANAZZA, Sergio; DE POLI, Giovanni; RODÃ, Antonio; VIDOLIN, Alvise. An abstract control space for communication of sensory expressive intentions in music performance. Journal of New Music Research, v.32, n.3, 2003.p.281-294.
DA SILVA, L. M. G.; BRASIL, V. V.; GUIMARÃES, H. C. Q. C. P.; SAVONITTI, B. H. R. de A.; DA SILVA, M. J. P. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista latino-americana de enfermagem, v.8, n.4. Ribeirão Preto: USP, 2000.p.52-58.
DA SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. e atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.
DE POLI, Giovanni; RODÀ, Antonio; VIDOLIN, Alvise. Note-by-Note Analysis of the influence of expressive intentions and musical structure in violin performance. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.p.293-321.
DE POLI, Giovanni. Methodologies for Expressiveness Modelling of and for Music Performance. Journal of New Music Research, v.33, n.3, 2004.p.189-202.
EMRICH, Ana Rita Oliari. BARRENECHEA, Lúcia Silva. A avaliação da performance musical: um estudo do processo de avaliação do ensino de instrumentos musicais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICA, 4., 2004, Goiânia. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.musica.ufg.br/mestrado/anais/anais%20IV%20Sempem/artigos/artigo%20Kamilla%20Thais.pdf>. Acesso em: 9 mai. 2009.
FIREMAN, Milson Casado. A escolha de repertório na aula de violão como uma proposta cognitiva. Em Pauta, v.18, n.30. Porto Alegre: UFRGS, 2007.p.93-129.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. A natureza da performance instrumental e sua avaliação no vestibular em música. Opus, ano 8, n.7. São Paulo, 2001.
FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v.13, n.21. Porto Alegre: UFRGS, 2002.p.5-41.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Dizer o indizível?: considerações sobre a avaliação da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em música. Per Musi, v.10, Belo Horizonte, UFMG, 2004.p.31-48.
GALL, M.; GALL, J.; BORG, W. Educational Research: an Introduction. Boston: Allyn and Bacon, 2003.
GERLING, Cristina Capparelli; DOMENICI, Catarina; SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos. Reflexões sobre interpretações musicais de estudantes de piano e a comunicação de emoções. Música Hodie, v.8, n.1. Goiânia: UFG, 2008.p.11-25.
HENTSCHKE, Liane. DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: ______. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, cap.11, p.176-189, 2003.
JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Como a música captura nossa imaginação.Trad. de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.
JUSLIN, Patrick N. Communicating emotion in music performance: a review and theoretical framework. In: ______. Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press. cap.14, p.309-338, 2001.
JUSLIN, Patrick N.; PETRI, Laukka. Expression, perception, and induction of musical emotions: a review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.217-238.
LISBOA, Christian Alessandro; SANTIAGO, Diana. A comparação de execuções de peças para piano do séc. XX com foco na transmissão de emoções. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005, p.1196-1203.
LOUREIRO, Maurício. A pesquisa empírica em expressividade musical: métodos e modelos de representação e extração de informação de conteúdo expressivo musical. Opus, ano 12, n.12. Campinas, 2006.
OLIVEIRA, Alda; TOURINHO, Cristina. Avaliação da performance musical. In: ______. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna. cap1. p.13-28, 2003.
PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR. cap 9, p.303-352, 2006.
PALMER, Caroline. Music performance. Annual Reviews of Psychology. v.48, n.1, 1997.p.115-138.
PELLON, Bernardo. A teoria do contorno no estudo da emoção em música. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 4., 2008, Paulistana. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/
SIMCAM4_Bernardo%20Pellon.pdf> Acesso em: 6 abr. 2009.
QUADROS JR, João Fortunato Soares de. Preferencia de estilos musicales en estudiantes de educación secundaria en Brasil: El caso de la ciudad de Vitória. Melilla: Universidad de Granada, 2009. 146f.
ROBATTO, Pedro. Questões interpretativas no concerto para clarineta e piano op.116 de Ernst Widmer. Ictus, n.5. Salvador, 2004.p.107-120.
SADIE, Stanley. Expressão. In: DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.p.306.
SANTOS, Adriana Moraes dos; CORVISIER, Fernando Crespo. Os pedais e suas aplicações na técnica pianística. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 15., 2005, São Paulo. Disponível em: <http://www.usp.br/siicusp/Resumos/15Siicusp/156.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2009.
SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.
SUNDBERG, Johan; VERRILLO, Violet. On the anatomy of the ritard: a study of timing in music. Journal of the Acoustical Society of America, v.68. 1980, p.772-779.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. de Alda Oliveira e Cristinha Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
THOMPSON, Sam. Determinants of listeners’ enjoyment of a performance. Psychology of Music, v.35, n.1. 2007.p.20-36.
TODD, Neil P. McAngus. The dynamics of dynamics: a model of musical expression. Journal of the Acoustical Society of America, v.91 n.6. 1992.p.3540-3550.
TOURINHO, Cristina. Relações entre os critérios de avaliação do professor de violão e uma teoria de desenvolvimento musical. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001, 236f.
WIDMER, Gerhard; GOEBL, Werner. Computational models of expressive music performance: the state of the art. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.203-216.
WINTER, Leonardo Loureiro; SILVEIRA, Fernando José. Interpretação e execução: reflexões sobre a prática musical. Per Musi, n.13. Belo Horizonte: UFMG, 2006.p.63-71.
WOODY, Robert H. Learning expressivity in music performance: an exploratory study. Research Studies in Music Education, v.14, n.1. Indiana, 2000.p.14-23.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.