Avaliação de performances por ouvintes

um estudo com estudantes de licenciatura em música da FAMES

Autores

Palavras-chave:

Expressividade, Performance musical, Preferência musical

Resumo

Este estudo investigou a relação entre a variação de expressividade e a preferência de performances na opinião de ouvintes, tomando como objeto de estudo os estudantes do curso de licenciatura em música da FAMES. Os resultados apontam para uma relação direta entre o nível de expressividade e a preferência de performance. Quanto aos aspectos musicais relacionados à expressividade, confirmam-se as associações feitas pelos ouvintes entre a expressividade na performance musical e as variações de dinâmica, intensidade, tempo, agógica, articulação, altura e timbre.

Biografia do Autor

  • João Fortunato Soares de Quadros Júnior, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

    Professor da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) desde 2011. Foi professor da Universidade Federal do Maranhão – UFMA (2010-2011) e da Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES (2009-2010). Doutorando em Educação Musical pela Universidad de Granada (Espanha), possui mestrado em Música/ênfase em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e é licenciado em Artes/ênfase em Música pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Publicou em 2009 o livro “Fatores de influência no processo de ensino-aprendizagem musical: o caso da Escola Pracatum”, pela Editora Unimontes, em parceria com os doutores Oswaldo Lorenzo (Espanha) e Ana Cristina Tourinho (UFBA). Também em 2009, publicou o artigo “Conhecimento de estilo musical em estudantes espanhóis de Educação Secundária Obrigatória com diferentes origens culturais: análise desde a educação formal” na Revista da ABEM (n.21), em parceria com os doutores Oswaldo Lorenzo, Lucía Herrera e Roberto Cremades. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre preferência musical em adolescentes.

  • Mikely Pereira Brito, Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES)

    Licenciada em Música pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Publicou em 2010 o artigo denominado “A avaliação da expressividade na performance: um estudo de caso”, no XIX Congresso Nacional da Associação Brasileira de Educação Musical.

Referências

ANDREU, Roberto Cremades. Influencia de la educación formal e informal en las concepciones y gustos musicales de los Estudiantes del conservatorio profesional de música de Melilla. Melilla: Universidad de Granada, 2009.

BOYLE, J. David. Measurement and evaluation of musical experience. New York: Achirmer Books, 1987.

BRESIN, Roberto; BATTEL, Giovanni Umberto. Articulation strategies in expressive piano performance. Journal of New Music Research, v.29. 2000.p.211-224.

CANAZZA, Sergio; DE POLI, Giovanni; RODÃ, Antonio; VIDOLIN, Alvise. An abstract control space for communication of sensory expressive intentions in music performance. Journal of New Music Research, v.32, n.3, 2003.p.281-294.

DA SILVA, L. M. G.; BRASIL, V. V.; GUIMARÃES, H. C. Q. C. P.; SAVONITTI, B. H. R. de A.; DA SILVA, M. J. P. Comunicação não-verbal: reflexões acerca da linguagem corporal. Revista latino-americana de enfermagem, v.8, n.4. Ribeirão Preto: USP, 2000.p.52-58.

DA SILVA, Edna Lúcia; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 3. ed. rev. e atual. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.

DE POLI, Giovanni; RODÀ, Antonio; VIDOLIN, Alvise. Note-by-Note Analysis of the influence of expressive intentions and musical structure in violin performance. Journal of New Music Research, v.27, n.3, 1998.p.293-321.

DE POLI, Giovanni. Methodologies for Expressiveness Modelling of and for Music Performance. Journal of New Music Research, v.33, n.3, 2004.p.189-202.

EMRICH, Ana Rita Oliari. BARRENECHEA, Lúcia Silva. A avaliação da performance musical: um estudo do processo de avaliação do ensino de instrumentos musicais. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM MUSICA, 4., 2004, Goiânia. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.musica.ufg.br/mestrado/anais/anais%20IV%20Sempem/artigos/artigo%20Kamilla%20Thais.pdf>. Acesso em: 9 mai. 2009.

FIREMAN, Milson Casado. A escolha de repertório na aula de violão como uma proposta cognitiva. Em Pauta, v.18, n.30. Porto Alegre: UFRGS, 2007.p.93-129.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. A natureza da performance instrumental e sua avaliação no vestibular em música. Opus, ano 8, n.7. São Paulo, 2001.

FRANÇA, Cecília Cavalieri; SWANWICK, Keith. Composição, apreciação e performance na educação musical: teoria, pesquisa e prática. Em Pauta, v.13, n.21. Porto Alegre: UFRGS, 2002.p.5-41.

FRANÇA, Cecília Cavalieri. Dizer o indizível?: considerações sobre a avaliação da performance instrumental de vestibulandos e graduandos em música. Per Musi, v.10, Belo Horizonte, UFMG, 2004.p.31-48.

GALL, M.; GALL, J.; BORG, W. Educational Research: an Introduction. Boston: Allyn and Bacon, 2003.

GERLING, Cristina Capparelli; DOMENICI, Catarina; SANTOS, Regina Antunes Teixeira dos. Reflexões sobre interpretações musicais de estudantes de piano e a comunicação de emoções. Música Hodie, v.8, n.1. Goiânia: UFG, 2008.p.11-25.

HENTSCHKE, Liane. DEL BEN, Luciana. Aula de música: do planejamento e avaliação à prática educativa. In: ______. Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, cap.11, p.176-189, 2003.

JOURDAIN, Robert. Música, cérebro e êxtase. Como a música captura nossa imaginação.Trad. de Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Objetiva, 1998.

JUSLIN, Patrick N. Communicating emotion in music performance: a review and theoretical framework. In: ______. Music and emotion: theory and research. Oxford: Oxford University Press. cap.14, p.309-338, 2001.

JUSLIN, Patrick N.; PETRI, Laukka. Expression, perception, and induction of musical emotions: a review and a questionnaire study of everyday listening. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.217-238.

LISBOA, Christian Alessandro; SANTIAGO, Diana. A comparação de execuções de peças para piano do séc. XX com foco na transmissão de emoções. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 15., 2005, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ANPPOM, 2005, p.1196-1203.

LOUREIRO, Maurício. A pesquisa empírica em expressividade musical: métodos e modelos de representação e extração de informação de conteúdo expressivo musical. Opus, ano 12, n.12. Campinas, 2006.

OLIVEIRA, Alda; TOURINHO, Cristina. Avaliação da performance musical. In: ______. Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Moderna. cap1. p.13-28, 2003.

PALHEIROS, Graça Boal. Funções e modos de ouvir música de crianças e adolescentes, em diferentes contextos. In: ILARI, Beatriz (Org.). Em busca da mente musical: ensaios sobre os processos cognitivos em música – da percepção à produção. Curitiba: Ed. da UFPR. cap 9, p.303-352, 2006.

PALMER, Caroline. Music performance. Annual Reviews of Psychology. v.48, n.1, 1997.p.115-138.

PELLON, Bernardo. A teoria do contorno no estudo da emoção em música. In: SIMPÓSIO DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS, 4., 2008, Paulistana. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.fflch.usp.br/dl/simcam4/downloads_anais/

SIMCAM4_Bernardo%20Pellon.pdf> Acesso em: 6 abr. 2009.

QUADROS JR, João Fortunato Soares de. Preferencia de estilos musicales en estudiantes de educación secundaria en Brasil: El caso de la ciudad de Vitória. Melilla: Universidad de Granada, 2009. 146f.

ROBATTO, Pedro. Questões interpretativas no concerto para clarineta e piano op.116 de Ernst Widmer. Ictus, n.5. Salvador, 2004.p.107-120.

SADIE, Stanley. Expressão. In: DICIONÁRIO GROVE DE MÚSICA: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.p.306.

SANTOS, Adriana Moraes dos; CORVISIER, Fernando Crespo. Os pedais e suas aplicações na técnica pianística. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 15., 2005, São Paulo. Disponível em: <http://www.usp.br/siicusp/Resumos/15Siicusp/156.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2009.

SLOBODA, John A. A mente musical: a psicologia cognitiva da música. Trad. de Beatriz Ilari e Rodolfo Ilari. Londrina: EDUEL, 2008.

SUNDBERG, Johan; VERRILLO, Violet. On the anatomy of the ritard: a study of timing in music. Journal of the Acoustical Society of America, v.68. 1980, p.772-779.

SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Trad. de Alda Oliveira e Cristinha Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.

THOMPSON, Sam. Determinants of listeners’ enjoyment of a performance. Psychology of Music, v.35, n.1. 2007.p.20-36.

TODD, Neil P. McAngus. The dynamics of dynamics: a model of musical expression. Journal of the Acoustical Society of America, v.91 n.6. 1992.p.3540-3550.

TOURINHO, Cristina. Relações entre os critérios de avaliação do professor de violão e uma teoria de desenvolvimento musical. Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2001, 236f.

WIDMER, Gerhard; GOEBL, Werner. Computational models of expressive music performance: the state of the art. Journal of New Music Research, v.33, n.3. 2004.p.203-216.

WINTER, Leonardo Loureiro; SILVEIRA, Fernando José. Interpretação e execução: reflexões sobre a prática musical. Per Musi, n.13. Belo Horizonte: UFMG, 2006.p.63-71.

WOODY, Robert H. Learning expressivity in music performance: an exploratory study. Research Studies in Music Education, v.14, n.1. Indiana, 2000.p.14-23.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Avaliação De Performances Por Ouvintes: Um Estudo Com Estudantes De Licenciatura Em Música Da FAMES”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-11. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39985.