A disciplinarização do ensino de Música e as contingências do meio escolar

Autores

Palavras-chave:

Ensino de música no Brasil, Currículo de música, Conhecimento escolar, Disciplina escolar

Resumo

A partir da promulgação da Lei 11.769/2008, a educação musical busca sua inserção e aceitação no contexto escolar. Neste artigo, são consideradas algumas características inerentes a este processo. É alegado que as teorizações advindas do campo dos estudos curriculares podem contribuir para o aprofundamento do assunto. Conclui-se que a busca por procedimentos e metodologias adequados pode ser improdutiva se não forem levadas em consideração as várias influências que os conhecimentos sofrem ao se tornarem disciplinas escolares.

Biografia do Autor

  • Silvia Garcia Sobreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

    Graduada em Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ(1988) e Mestre em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO (2002), especialização que lhe rendeu o livro Desafinação Vocal, editado pela Musimed, em 2003. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ dentro da linha de Currículo e Linguagem. Atua como professora das disciplina “Processos de Musicalização” e “Prática de Conjunto” no curso de Licenciatura em Música da UNIRIO, além de fazer a supervisão dos Estágios. Desde 2006, é responsável pelo Projeto de Extensão Universitária “A prática contemporânea do ensino de música”, realizado em uma escola municipal na cidade do Rio de Janeiro onde também coordena o Projeto “Banco áudio visual de atividades pedagógicas (PIBID/CAPES).

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Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A disciplinarização Do Ensino De Música E As Contingências Do Meio Escolar”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/39986.

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