Maria Sylvia Pinto

dos traços biográficos à sua importância para a canção de câmara brasileira

Autores

Palavras-chave:

Maria Sylvia, Canção brasileira, Cantores brasileiros, Traços biográficos de músicos

Resumo

O presente artigo apresenta traços biográficos da cantora, professora e folclorista Maria Sylvia Pinto. As notas biográficas aqui apresentadas baseiam-se nos relatos das personalidades que estiveram em contato com a cantora, em seu currículo, publicado no seu livro A canção de brasileira – da modinha à canção de câmara (PINTO, 1985), e em uma entrevista concedida por Maria Sylvia ao programa Música e Músicos do Brasil, da Rádio MEC, exibida em 28 de março de 1988.

Biografia do Autor

  • Marcus Vinícius Medeiros Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

    Mestre em Música – Performance/Piano pela Universidade Federal de Minas Gerais, tendo sido orientado pela Profa. Dra. Margarida Borghoff. Graduou-se no curso de Bacharelado em Piano nesta mesma instituição na classe do Prof. Dr. Miguel Rosselini, em 2005. É integrante do Grupo de Pesquisa Resgate da Canção Brasileira registrado no CNPq, onde, além das atividades de pesquisa, atua como divulgador do gênero por meio de recitais em Belo Horizonte e cidades do interior de Minas Gerais. Durante o ano de 2008, foi professor de Piano e Música de Câmera do curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é professor do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Nesta mesma instituição, cursa o doutorado em Educação, sendo orientado pela Profa. Dra. Fabiany de Cássia Tavares Silva.

Referências

BANDEIRA, Manuel. A cinza das horas. Rio de Janeiro: Typographia do Jornal do Comércio, 1917.

BIBLIOTECA NACIONAL. Helza Camêu, uma compositora romântica. Jornal do Commércio, 1969 [citado em 1998]. Acervo da divisão de música da Biblioteca Nacional [on-line]. Disponível em: http://www.bn.br/musica/acervo.htm. Acesso em 29/jun/2006.

BORÉM, Fausto; CAVAZZOTI, André. Entrevista com Luciana Monteiro de Castro, Mônica Pedrosa e Margarida Borghoff sobre o projeto “Resgate da Canção Brasileira”. In: Per Musi, Belo Horizonte, n. 15, 2007, p.78-86.

CORREA, Julieta. Entrevista concedida no Rio de Janeiro em 03/06/2006.

DUTRA, Luciana Monteiro de Castro Silva. Crepúsculo de Outono Op. 25 n. 2 para canto e piano de Helza Camêu: aspectos analíticos, interpretativos e biografia da compositora. (Dissertação de Mestrado) Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2001.

MARIANNO, Olegário. O Enamorado da vida. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1937.

______. Quando vem baixando o crepúsculo. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1944.

______. Toda uma vida de poesia. Rio de Janeiro: José Olympio Editora, 1958.

MÚSICA E MÚSICOS DO BRASIL: Maria Sylvia Pinto. Programa de rádio exibido pela Rádio MEC em 28 de março de 1988.

NEVES, José Maria. Prefácio. In: PINTO, Maria Sylvia. A canção brasileira – da modinha à canção de câmara. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas. 1985. p.9-16.

O GLOBO. Obituário. Rio de Janeiro, 01/09/1999, Caderno Rio, p.22.

PINTO, Maria Sylvia. A canção brasileira – da modinha à canção de câmara. Rio de Janeiro: Companhia Brasileira de Artes Gráficas. 1985.

TACUCHIAN, Ricardo. Depoimento concedido por e-mail em Maio de 2007.

VENTURA, Ricardo. O Instituto Villa-Lobos e a música popular. Rio de Janeiro, outubro de 2005. Disponível em: http://brazilianmusic.com/articles/ventura-ivl.html. Acesso em 03/jun/2007.

Downloads

Publicado

2012-12-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Maria Sylvia Pinto: Dos traços biográficos à Sua importância Para a canção De câmara Brasileira”. 2012. Per Musi, nº 26 (dezembro): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40027.