Lindembergue Cardoso
aspectos de uma obra plural
Palavras-chave:
Música brasileira, Lindembergue Cardoso, Escola de Música da UFBA, Grupo de Compositores da BahiaResumo
Escrito imediatamente após a catalogação da obra completa do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989), este artigo objetiva divulgar a dimensão e a constituição do seu acervo de documentos musicais, assim como abordar alguns aspectos característicos de sua obra, sob os pontos de vista funcional, ideológico e estético. São 110 obras indexadas por número de opus e outras peças sem indexação, dentre as quais se encontram arranjos, música incidental, umas poucas transcrições e orquestrações.
Referências
CARDOSO, Lindembergue. Causos de músico. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 1994, 80 p.
______. Educação Musical - Método. In: “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, Série “Marcos Teóricos da Composição Contemporânea na UFBA”, vol. 2, 25 p., 2006. Disponível em: <http://www.mhccufba.ufba.br/publicacoesProjetos.php?serie=2>. Acesso em Fev. de 2010.
______. [Notas de programa]. Folhas datilografadas independentes, s.d.
______. Trio, (Ed. Maurício Falcão Santana). Série “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, vol. 7, Salvador: PPGMUS-UFBA, 39 p., 2001. Disponível em: <http://www.mhccufba.ufba.br/publicacoesProjetos.php?serie=1>. Acesso em Fev. de 2010.
______. 31 Peças para orquestra, coro, coro e orquestra, banda, música de câmera, obras didáticas. (Execução e projeto gráfico Piero Bastianelli). Salvador: Centro Editorial e Didático da UFBA, 1991.
CERQUEIRA Fernando. Depoimento escrito concedido à autora, 22.11.2009.
GUIGUE, Didier. Estética da sonoridade: teoria e prática de um método analítico – uma introdução. Claves – Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da UFPB, João Pessoa, N.º 4, p.37-65, Nov. 2007.
NOGUEIRA, Ilza. Lindembergue Cardoso: catálogo de obras. In: “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, Série Catálogos Web, vol. 2. Salvador: Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA, 95 p., 2009, Disponível em: <http://www.mhccufba.ufba.br/publicacoesProjetos.php?serie=3 >. Acesso em Fev. de 2010.
______. Trio de Lindembergue Cardoso: comentários analíticos. In: CARDOSO, L. Trio. “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, Série “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA”, vol. 7, p.41-55, 2001.
Disponível em: <http://www.mhccufba.ufba.br/publicacoesProjetos.php?serie=1>. Acesso em Fev. de 2010.
OLIVEIRA, Jamary. Relatividade IV: variações e digressões. Cadernos de Estudo – Análise Musical. São Paulo: Atravez, n. 2, abril, p.9-15, 1990.
______. Depoimento escrito concedido à autora, 19.11.2009.
PÉREZ, Roberto Alejandro. Lindembergue Cardoso: técnicas e atitudes composicionais: o estudante e o compositor. 2009. 490 f. Tese (Doutorado em Música e Musicologia) – Departamento de Música, Universidade de Évora, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






