Lindembergue Cardoso

aspectos de uma obra plural

Autores

Palavras-chave:

Música brasileira, Lindembergue Cardoso, Escola de Música da UFBA, Grupo de Compositores da Bahia

Resumo

Escrito imediatamente após a catalogação da obra completa do compositor baiano Lindembergue Cardoso (1939-1989), este artigo objetiva divulgar a dimensão e a constituição do seu acervo de documentos musicais, assim como abordar alguns aspectos característicos de sua obra, sob os pontos de vista funcional, ideológico e estético. São 110 obras indexadas por número de opus e outras peças sem indexação, dentre as quais se encontram arranjos, música incidental, umas poucas transcrições e orquestrações.

Biografia do Autor

  • Ilza Maria Costa Nogueira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

    (PhD, State University of New York at Buffalo) é compositora e musicóloga. Desde 2003 integra a Academia Brasileira de Música, ocupando a Cadeira 27. Sua obra teórica concerne à música contemporânea brasileira, com ênfase no Grupo de Compositores da Bahia. É autora do livro Ernst Widmer: perfil estilístico (Salvador: UFBA, 1997) e do catálogo de obras de Ernst Widmer, publicado em 2007 pela Academia Brasileira de Música. Desde o ano 2000, coordena o projeto de pesquisa “Marcos Históricos da Composição Contemporânea na UFBA” (<http://www.mhccufba.ufba.br>), onde publica edições críticas de partituras com ensaios analíticos, edições de textos teóricos com ensaios críticos e catálogos de obras dos compositores pesquisados. Seu trabalho musicológico mais recente é o catálogo de obras de Fernando Cerqueira (2011), publicado na internet pelo projeto citado.

Referências

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Publicado

2012-01-10

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Lindembergue Cardoso: Aspectos De Uma Obra Plural”. 2012. Per Musi, nº 25 (janeiro): 1-20. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40070.