A “maravilha” na poesia de Manuel Botelho de Oliveira

Autores

Palavras-chave:

Poética, Retórica, Séculos XVII e XVIII, Poesia brasileira, Musicalidade

Resumo

Trata-se de mostrar como a poesia de Manuel Botelho de Oliveira (Bahia, 1636-1711) visa construir a maravilha principalmente por meio das consonâncias que surpreendem, numa poesia assentada em analogias com a “música”, o “canto”, o “verso”, a “lírica”, o “ritmo”, a “doçura” – conceitos presentes em tratados retóricos, poéticos e filosóficos antigos, e que, aqui, se alçam a centro desta poética, distanciada da aristotélica. Evidencia-se como, diferentemente do conceito engenhoso, causa eficiente das agudezas poéticas, o poeta êmulo de Marino privilegia em sua Lira sacra e na Música do Parnaso a sonoridade que faz admirabile o dizer do poema, tangendo finezas ou as maneiras cantáveis do “plectro doce e fino”.

Biografia do Autor

  • Adma Muhana, Universidade de São Paulo (USP)

    É doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Tem se especializado em trabalhos acerca do século XVII, sendo convidada a proferir conferências em instituições acadêmicas de diversos países, relativas a seus estudos críticos e à edição de fontes daquele período. Entre eles, destacam-se a edição de manuscritos do pe. Antônio Vieira, depositados na Torre do Tombo em Lisboa, em Apologia das coisas profetizadas (1994) e a publicação de fundos inquisitoriais em Os autos do processo de Vieira na Inquisição (1995, reed. 2008); sua tese de doutorado, A epopeia em prosa seiscentista (1996); o manuscrito inédito do tratadista português Manuel Pires de Almeida, Poesia e pintura, ou pintura e poesia (2002); a Poesia completa de Manuel Botelho de Oliveira (2005) e Os Infortúnios trágicos da constante Florinda (2006), de Gaspar Pires de Rebelo, também do Seiscentos português, além de diversos artigos e capítulos de livros, no Brasil e no exterior.

Referências

ARISTÓTELES. Poética. Trad., pref. introd., coment. e apêndices de Eudoro de Sousa. Lisboa: IN-CM, 1992. 3.ed.

BLUTEAU, Raphael. Vocabulario portuguez, e latino, aulico, anatomico, architectonico, bellico, botanico ... Hildesheim; New York : Georg Olms Verlag, 2002. 10 v. Facsimile: Coimbra : No Collegio das Artes da Companhia de Jesu, 1712-[1728].

CARVALHO, Maria do Socorro F. de. A poesia de agudeza em Portugal. Estudo retórico da poesia lírica e satírica escrita em Portugal no século XVII. São Paulo: Humanitas; Edusp; Fapesp, 2007.

CHASIN, Ibaney. O canto dos afetos. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DIONYSIUS DE HALICARNASSUS. On Literary Composition in Critical essays. Harvard University Press, 1985, vol.II, Col. Loeb Classical Library.

DIONÍSIO de Halicarnaso. On Literary Composition in Critical essays, vol.ii. Harvard University Press, 1985, col. Loeb Classical Library.

GRACIÁN, Baltazar. Agudeza y arte de ingenio. Madrid: Espasa-Calpe, 1974.

HANSEN, João Adolfo. Introdução, in A. Pécora (org.), Poesia Seiscentista. São Paulo, Hedra, 2002.

______.Categorias epidíticas da ekphrasis. Revista USP n.71, set./nov.2006. São Paulo.

HORÁCIO, Ars Poetica in Dante Tringali. A arte poética de Horácio. São Paulo: Musa, 1993.

LÓPEZ, Pinciano, Afonso. Philosophia Antigua Poética. Madrid: Thomas Iunti, 1596.

MARINO, Giambattista. Adone. A cura de Giovanni Pozzi. Milano: Adelphi, 1988.

OLIVEIRA, Manuel Botelho de. Poesia completa. Música do Parnasso. Lira sacra. Introd., org. e fixação do texto de Adma Muhana. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

SCHWARTZ, Stuart. Segredos internos. Engenhos e escravos na sociedade colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

TASSO, Torquato. Discorsi dell’Arte Poetica, in Prose. Milão; Nápoles: Ricardo Ricciardi, 1959.

TEIXEIRA, Ivan. O engenhoso fidalgo Manuel Botelho de Oliveira. Revista USP, n.50. São Paulo, 2001.

VIEIRA, Antônio. Cartas, coord. e anot. por J. Lúcio de Azevedo. Lisboa: in-cm, 1997, 2 ed., 3 tomos.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“A ‘maravilha’ Na Poesia De Manuel Botelho De Oliveira”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40338.