Sturm und Drang na música para teclado de Wilhelm Friedemann Bach

evidências reveladas na Polonaise No.4 em Ré menor

Autores

Palavras-chave:

Teclado, Bach, W. F, Estilos musicais, Expressividade

Resumo

Este trabalho propõe-se a revelar elementos contextuais e musicais, especialmente aqueles ligados à expressividade, que aproximem a obra para teclado de Wilhelm Friedemann Bach ao movimento Sturm und Drang, ocorrido na Alemanha no início da segunda metade do século XVIII, através do reconhecimento dos procedimentos literários e musicais envolvidos e da análise da Polonaise nº 4, em Ré menor, como obra representativa do que se pretende demonstrar.

Biografia do Autor

  • Stella Almeida Rosa, Universidade de Campinas (UNICAMP)

    Pianista e cravista, graduou-se em piano pela UNESP (1987) e é Mestre em Música (cravo) pela UNICAMP (2007). É a pianista da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, ligada à divulgação da música brasileira contemporânea, além de musicista regularmente convidada junto à Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Como cravista, é membro fundador da Orquestra de Câmara Engenho Barroco, com a qual gravou os CDs “Engenho Barroco”, com repertório do Barroco europeu, e uma coleção de três CDs contemplando o “Acervo Musical de Mariana”, pelo projeto Petrobrás de Difusão e Restauração de Partituras, e também da Bachiana Chamber Orchestra, cujo primeiro CD foi dedicado às Suítes Orquestrais de J. S. Bach. Dedica-se à execução da música antiga historicamente orientada, participando de diversas formações camerísticas com instrumentos de época ou modernos. Foi professora de baixo contínuo no V Festival “Música nas Montanhas”, leciona Música de Câmara na EMESP-Tom Jobim e no Conservatório Souza Lima em São Paulo. É doutoranda em música pela UNICAMP.

  • Helena Jank, Universidade de Campinas (UNICAMP)

    Doutorado em Música pela Universidade Estadual de Campinas em 1988. Professora titular da mesma universidade, é especialista na interpretação da música barroca historicamente orientada. Desenvolve pesquisa sobre retórica musical do período barroco, a relação texto-música e o uso de figuras retóricas na expressão dos afetos em música deste período. Em seu projeto de doutorado apresentou uma análise interpretativa das Variações Goldberg de J. S. Bach, obra que se tornou determinante para sua concepção musical. Na graduação lecionou cravo, baixo contínuo, música de câmara e história da música. Na pós-graduação orienta projetos de mestrado e doutorado, ligados às linhas de pesquisa de práticas interpretativas e musicologia histórica. Foi diretora do Instituto de Artes entre 1999 e 2003.

Referências

BACH, Carl Ph. E. Essay on the True Art of Playing Keyboard Instruments. Translated and edited by William J. Mitchell. New York, London: W. W. Norton & Company, 1949.

BURNEY, Charles. The Present State of Music in Germany, the Netherlands, and United Provinces. The Second Edition, Corrected. London: T. Becket, Strand; J. Robson, New- Bond Street; and G. Robinson, Pasternoster-Row, 1775. Disponível em http://books.google.com.br/books. Acesso em 27/06/2009.

DOWNS, Philip G. Classical music: the era of Haydn, Mozart and Beethoven. New York: W. W. Norton, 1992.

FALCK, Martin. Wilhelm Friedemann Bach. Sein Leben und seine Werke. Lindau/B: C. F. Kahnt, 1957.

GEIRINGER, Karl et Irène. Bach et sa Famille. Sept Générations de Génies Créateurs. Paris: Editions Buchet/Castel, 1979.

HELM, Eugene. Wilhelm Friedemann Bach. In: The New Grove Bach Family. New York, London: W. W. Norton & Company, 1983.

PAULY, Reinhard G. Music in the Classic Period. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice-Hall, Inc., 2000.

ROSENFELD, Anatol. História do Teatro e da Literatura Alemães. São Paulo: Perspectiva: Editora da Universidade de São Paulo; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1993.

SAGHAARD, Terezinha. Os estilos musicais na obra para teclado de C. Ph. E. Bach. Instituto de Artes – UNESP. São Paulo, 2001.

VAN ESS, Donald H. The Heritage of Musical Style. New York: Holt, Rinehart and Winston, Inc., 1970.

YOUNG, Percy M. The Bachs. New York: Thomas Y. Crowell Company, 1970.

WOLLNY, Peter. Wilhelm Friedemann Bach. In: The New Grove Dictionary of Music and Musicians. Second Edition. Vol. 2, p.382-387. London: Macmillan, 2001.

______. “...welche dem Grössten Concerte gleichen”: the Polonaises of Wilhelm Friedemann Bach. In: The Keyboard in Baroque Music. Edited by Christopher Hogwood. NY: Cambridge, 2003.

Partitura

W. F. Bach. Zwölf Polonaisen. Prefácio de Andreas Böhnert. München: G. Henle Verlag, 1993.

Gravações

Wilhelm Friedemann Bach Keyboard Works vol. 1. 12 Polonaises, sonata in D major, Fantasia. Robert Hill, fortepiano. Naxos, 2007.

Wilhelm Friedemann Bach Keyboard Works vol. 2. Fantasias und Fugues. Julia Brown, harpsichord. Naxos, 2008.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Sturm Und Drang Na Música Para Teclado De Wilhelm Friedemann Bach: Evidências Reveladas Na Polonaise No.4 Em Ré Menor”. 2011. Per Musi, nº 24 (julho): 1-8. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/40467.

Artigos Semelhantes

1-10 de 183

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.