Canção do Amor Demais

marco da música popular brasileira contemporânea

Autores

Palavras-chave:

Bossa Nova, Tom Jobim, Vinícius de Morais, João Gilberto, José da Veiga Oliveira, Música Popular Brasileira, Jornalismo Cultural, Cultura Brasileira

Resumo

Discussão sobre a importância do LP Canção do Amor Demais dentro do panorama da cultura brasileira, mais do que do âmbito da música popular em si, a partir do texto de Vinícius de Moraes na contracapa do disco e da crítica de José da Veiga Oliveira. A fronteira existente entre o popular e erudito fica menos evidente neste disco, por conta do alto grau composicional das canções e pelos arranjos assinados por Jobim, tendo em vista que ali se deu a apresentação de João Gilberto em disco e da batida do violão que iria simbolizar a Bossa Nova.

Biografia do Autor

  • Liliana Harb Bollos, Faculdade de Música Carlos Gomes, EMESP Tom Jobim, São Paulo

    Doutora em Comunicação e Semiótica (PuC-SP, 2007), Mestre e diplomada em Performance / Piano Jazz pela Kunst universität Graz, Áustria (1996) e Bacharel e Licenciada em Letras (uSP, 1987). Desde 1999 é professora da Faculdade de Música Carlos Gomes onde leciona piano popular, língua portuguesa, harmonia popular e prática instrumental pedagógica. É professora de harmonia popular e percepção no Conservatório de Tatuí e é professora de história da música popular e pianista correpetidora da EMESP Tom Jobim. Como pianista já se apresentou com Alaíde Costa, Mark Murphy, Orquestra Sinfônica de Santo André e Duo Fel, Fernando Corrêa Quarteto, Coralusp e Ruy Castro-Sabá Quinteto, entre outros. Foi professora de piano popular do Festival de Música de Ourinhos (2005) e do Curso de Férias de Tatuí (2007). Com o Quarteto Imago (com Renato Correa, Watson Clis e Fernando Corrêa) já atuou no Festival de Inverno de Ouro Preto (2007), no Projeto SESI Música (Araraquara, Franca e Rio Claro, 2007) e em várias unidades do Sesc. É integrante do Quarteto Sonoro (com Daniel Allain, Fernando Corrêa e Sérgio Schreiber) com o qual foi um dos grupos premiados pelo ProAc da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Tem publicado diversos artigos em revistas (Opus, Contemporânea, Música Hodie, Revista Comunicação & Sociedade, entre outras) e livros (Ensino, música e interdisciplinaridade e Faculdade de Música Carlos Gomes).

Referências

BANDEIRA, Manuel. Literatura de Violão. Revista da Música Popular, Rio de Janeiro, n. 10, out. 1955.

BOLLOS, Liliana Harb. Um exame da bossa nova pela crítica jornalística: renovação na música sob o olhar da crítica. Tese de Doutorado. PuC-SP, São Paulo, 2007.

CABRAL, Sérgio. Antônio Carlos Jobim: uma biografia. Rio de Janeiro: Lumiar, 1997.

CARDOSO, Elizete. Canção do amor demais. Festa. FT 1801. 1958. 1 CD.

CASTRO, Ruy. Chega de saudade. 3. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.

GILBERTO, João. Chega de saudade. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1959. 1CD.

JOBIM, Antônio Carlos. Texto da contracapa do disco Chega de saudade. Rio de Janeiro: EMI-Odeon, 1959.

MORAES, Vinicius. Certidão de nascimento III. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 29 jan. 1965.

________. “Canção do amor demais”. Texto na contracapa do disco. Festa. FT 1801. 1958.

OLIVEIRA, José da Veiga. Canções e modinhas nossas. Suplemento Literário. O Estado de S. Paulo, 28 fev. 1959.

RODRIGuES, Caetano; GAVIN, Charles. Bossa Nova e Outras Bossas: A Arte e o Design das Capas dos LPs. São Paulo: Viva Rio/Petrobrás, 2005.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Canção Do Amor Demais: Marco Da Música Popular Brasileira contemporânea”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/43879.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)