Circular cidade

poesia e groove na expressão musical de quatro grupos da região do mangue nordestino

Autores

  • Yukio Agerkop Centro de La Diversidad Cultural, (Caracas, Venezuela)

Palavras-chave:

Performance, Discurso musical, Arte verbal, Poética, Música popular brasileira, Música do mangue

Resumo

Apresentação do fenômeno musical de três grupos de Aracajú - Sulanca, Naurêa, Maria Scombona - e um de Recife - Chico Science e Nação Zumbi, que realizam uma hibridização musical de elementos locais e regionais com elementos transnacionais. Os músicos e os apreciadores da música destes grupos desenvolvem um senso próprio de local, enfatizando as particularidades da sua região como as tradições musicais, a arte verbal, a linguagem do Português regional e o aspecto lúdico na atuação. Desenvolve-se um olhar específico sobre uma região culturalmente similar, a região do mangue de Aracaju e Recife, a partir da música e da poesia da geração contemporânea, inspirados na vida urbana, nas expressões culturais da região e nas correntes musicais não-brasileiras ou transnacionais.

Biografia do Autor

  • Yukio Agerkop , Centro de La Diversidad Cultural, (Caracas, Venezuela)

    Doutor em Etnomusicología pela Universidade Federal da Bahia, defendendo a tese com o título “Poética de Uma Paisagem: Discurso e Atuação de Quatro Grupos Musicais da Região do Mangue” (junho, 2007). Depois dos estudos de Musicologia na Universidade de Amsterdam (Holanda, 1996), trabalhou como pesquisador musicológico na Fundação de Etnomusicologia e Folclore (FUNDEF, Caracas). Atualmente, trabalha como pesquisador no Centro de la Diversidad Cultural em Caracas, Venezuela. Está produzindo documentários sobre as ilhas Dominica y St. Lucia do Caribe oriental. Realiza palestras sobre a música venezuelana e das ilhas Dominica y St. Lucia. Desenvolveu um método para a aprendizagem da bandola cordillerana de Venezuela. Participou dos Encontros Nacionais da ABET e do Encontro de Estudos Caribenhos em Salvador em 2007.

Referências

AGERKOP, Yukio. Fronteiras e Movimento Cultural entre o Caribe e Salvador: o Samba-reggae, o Merengue e o Reggae. Revista Brasileira do Caribe, Brasilia, Vol IX, No 18, jun 2009, p.389-400.

BAUMANN, Richard (1977) - Verbal Art as Performance. Illinois: Waveland Press.

BERNABÉ, J.; CHAMOISEAU P. and CONFIANT, R. 1993.Eloge de la Creolité. 2nd edition. Paris: Gallimard.

CLARKE, Richard W. (2005) - Root versus Rhizome: an Epistemological Break’ in (Francophone) Caribbean Thought. Disponível em: <http://www.rlwclarke.net>. Acesso em: jun. 2008.

DEPESTRE, René. Una Ejemplar Aventura de Cimarroneo Cultural. In: El Correo de la UNESCO, No 34, Diciembre 1981. p 16 – 21.

FELD, Stefen and Charles Keil. (1994) - Music Grooves: Essays and Dialogs. Chicago: The University of Chicago Press.

GLISSANT, Edouard 1997. El Discurso Antillano. Caracas: Monte Ávila Editores Latinoamericana.

________Una Cultura Criolla. In: El Correo de la UNESCO, No 34, Diciembre 1981. p 32 – 38.

SMALL, Christopher (1998) - Musicking: the Meanings of Performing and Listening. Hanover: Wesleyan University Press.

SWIEGER, Andrea Hiepko. Creolization as a Poetics of Culture. Edouard Glissant ́s “Archipelic” Thinking. In: A Pepper-Pot of Cultures: Aspects of Creolisation in the Caribbean, ed. Gordon Collier & Ulrich Fleischmann (Matatu 27-28), Amsterdam: Editions Rodopi, 2003.

Downloads

Publicado

2010-07-05

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Circular Cidade: Poesia E Groove Na expressão Musical De Quatro Grupos Da região Do Mangue Nordestino”. 2010. Per Musi, nº 22 (julho): 1-7. https://periodicos.ufmg.br/index.php/permusi/article/view/45183.