Luzes sobre a música a partir da filosofia da linguagem

Autores

  • Flavio Barbeitas Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/permusi20163507

Palavras-chave:

relação música‐linguagem, logocentrismo e performatividade, voz e filosofia da linguagem

Resumo

Já se falou que a finalidade da musicologia compreenderia a descoberta do que a "linguagem musical" nos ensina do ser humano que seja diferente daquilo que a linguagem falada e outras manifestações e instituições primordiais dele nos ensinam. Nesses termos, parece óbvio que tal tarefa depende muito do que se entende por “linguagem". Não obstante o paradigma da linguagem ter sido um bordão na concepção musical ocidental, a comparação tendeu mais a enfatizar certas "carências" e "lacunas" da música, apresentando‐a inequivocamente como inferior e mais limitada quanto, por exemplo, a uma eventual função cognitiva. O presente artigo pretende rediscutir essa questão à luz de contribuições contemporâneas do pensamento sobre a linguagem, notadamente na obra de alguns filósofos italianos, como Giorgio Agamben, Paolo Virno e Adriana Cavarero.

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Publicado

2017-01-14

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Luzes Sobre a Música a Partir Da Filosofia Da Linguagem”. 2017. Per Musi, nº 35 (janeiro). https://doi.org/10.1590/permusi20163507.