Programação musical e educação infantil
os projetos educativos do Centro Cultural Belén e da Fundação Calouste Gulbenkian de Lisboa
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2018.5264Palavras-chave:
programação musical em Portugal, criação artística para crianças, serviços educativos em instituições culturais, concertos educativosResumo
Este artigo analisa modelos de programação musical para o público infantil e juvenil e a sua abordagem educativa, através do estudo de duas instituições pioneiras no panorama cultural dos serviços educativos em Portugal: a Fundação Calouste Gulbenkian (FCG) e o Centro Cultural Belén (CCB), ambos em Lisboa. A criação contemporânea, a fusão de linguagens artísticas e a reflexão sobre o que a obra representa para os artistas e para o público são as principais linhas de trabalho da Fábrica das Artes, nome dado ao Serviço Educativo do CCB. Por sua vez, o FCG utiliza formatos mais tradicionais e tem uma atração especial pela música culta e pelas obras canônicas e compositores do passado. Conclui-se que, apesar de terem fórmulas e critérios de programação diferentes, ambos os centros constituem dois modelos válidos para a formação musical dos diversos públicos que participam nos seus projetos educativos.
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