Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • O texto contribui de forma significativa para a pesquisa em educação em ciências.
  • A contribuição é original, inédita e de autoria dos autores.
  • O texto não foi submetido para avaliação em outro periódico.
  • O resumo apresenta uma síntese clara da pesquisa e dos resultados.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
  • As citações estrangeiras estão traduzidas para a língua utilizada no texto.
  • Todos os trabalhos citados no corpo do texto estão mencionados adequadamente e estão na lista de referências.
  • As figuras inseridas no texto apresentam qualidade compatível com as diretrizes para os autores (mínimo de 300 dpi em JPEG ou PNG), apresentando contraste suficiente para legibilidade.
  • O texto não apresenta quaisquer dados e/ou metadados que permitam a identificação dos autores durante a avaliação como: nome e filiação institucional; nomes de projetos e coordenadores de projetos; referências e citações dos autores, inclusive na lista de referências, local, título ou local de defesa de mestrado ou doutorado, agradecimentos, financiamentos etc.
  • A instituição de todos os autores é informada no sistema de cadastro da submissão.
  • Os identificadores ORCiD de todos os autores estão inseridos no cadastro da submissão.
  • Os autores possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
  • Caso a pesquisa envolva humanos houve aprovação pelo comitê de ética.
  • O arquivo para a submissão está em formato PDF e não ultrapassa 5MB.
  • O arquivo está nomeado com a seguinte identificação genérica "RBPEC-Submissão".
  • Anexar o documento comprobatório da aprovação do comitê de ética ao Sistema da Revista no momento da submissão.
  • Anexar a declaração de Práticas da Ciência Aberta adotadas pela revista.
  • Anexar a declaração de Responsabilidade.
  • Anexar a declaração sobre os Cuidados Éticos da Pesquisa.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão

São considerados no processo de avaliação, textos originários de pesquisa empíricas ou teóricas relacionadas com a área de educação em ciências. Não serão aceitos relatos de experiência ou de desenvolvimento e/ou aplicação de produto educacional.

A partir de agosto de 2022, serão considerados  apenas artigos de revisão que apresentem um resumo abrangente da pesquisa sobre um determinado tema e perspectiva sobre o estado da arte e suas contribuições. Submissões que não atendam estas características não serão aceitas.

DICA: Considere em sua revisão um número expressivo de bases de dados de periódicos, um período de levantamento de documentos (corpus de análise) não inferior a 10 anos, detalhando com rigor a metodologia e o referencial de análise.

Diálogos com autores e leitores: onsiderando-se a avaliação e a contribuição da temática do artigo para o desenvolvimento do conhecimento na área, os pareceristas poderão ser convidados a publicar seus comentários na RBPEC, por decisão da equipe editorial.

Os textos encaminhados a este periódico devem ser originais, isto é, não podem ter sido publicados em outros meios. Eles podem ter-se originado de trabalhos acadêmicos e trabalhos apresentados em congressos científicos, mas o texto nunca ser (total ou parcialmente) igual ao desses trabalhos. No caso de trabalhos apresentados em congressos, é preciso que o texto submetido seja claramente uma expansão do trabalho inicial. Qualquer submissão identificada como publicada anteriormente em outro meio ou cujo texto corresponder ao de trabalho apresentado em congresso científico – isto é, que possa ser caracterizada como autoplágio – não será encaminhada para avaliação.

Os textos submetidos para avaliação devem possuir o número máximo de 4 autores.

Ainda considerando aspectos éticos, é essencial que:

  • nenhum dado, texto ou ideia de outrem seja apresentado como se fosse de autoria do(s) autor(es), isto é, o texto submetido não pode conter plágio. Para evitar que isto aconteça, é obrigatório fazer referência à publicação original do dado, texto, ou ideia, independente de ele ter sido citado literalmente, resumido, ou parafraseado. No caso de citação literal, o(s) autor(es) deve usar aspas. No caso de material protegido por copyright, o(s) autor(es) devem anexar a devida permissão para o uso do mesmo;
  • nenhum dado, imagem ou gráfico tenha sido fabricado ou manipulado de forma a dar suporte a alguma conclusão do(s) autor(es);
  • o(s) autor(es) não cometam autoplágio, isto é, não usem partes substanciais de seus trabalhos prévios no manuscrito.

A partir de 2016, todas as submissões aceitas passam por análise de plágio a partir do uso de software adequado para este fim e de subsequente análise de conteúdo feita pela editoria. As submissões nas quais identificamos a presença de plágio e/ou autoplágio são canceladas e os autores são informados do motivo do cancelamento.

No caso de trabalhos empíricos, é necessário que o estudo tenha sido concluído quando da submissão do manuscrito.

No caso de trabalhos empíricos que envolvam seres humanos, o(s) autor(es) devem ter seguido as normas éticas deste tipo de pesquisa. Tais procedimentos éticos devem ser incluídos na seção de metodologia do manuscrito.

A fim de atender às Boas Práticas Editoriais de Ciência Aberta, na submissão do manuscrito deve-se anexar a declaração de Práticas da Ciência Aberta adotadas pela revista, a declaração de Responsabilidade e a declaração sobre os Cuidados Éticos da Pesquisa. O documento está disponível AQUI.

As submissões são isentas de quaisquer taxas, assim como todo o processo de análise, produção e publicação dos artigos.

Se indicado pelos avaliadores(as) a revisão final deverá ser realizada por colaboradoras indicadas pela RBPEC. Elas não possuem vínculo com a revista e os contatos são realizados diretamente entre revisoras e autores(as), sem qualquer vantagem financeira ou contrapartida para a revista.

As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão canceladas.

Idiomas

Os textos podem ser redigidos em português, espanhol ou inglês, sendo que a correção linguística é sempre de responsabilidade do(s) autor(es). Sua não observância pode ser motivo para rejeição do manuscrito.

Em qualquer dos casos, é obrigatória a apresentação de um Resumo com até 250 palavras (em português), de um Abstract (em inglês) e de um Resumen (em espanhol). Os textos devem ser claros e seguir as normas cultas dos idiomas em que estão escritos. Isto significa que o Abstract e o Resumen não podem ser uma tradução literal do Resumo.

Formatação do texto a ser submetido

Os textos submetidos a este periódico devem ter extensão de 15 a 25 páginas A4, formatadas de acordo com as orientações presentes no MODELO cuja formatação pode ser realizada conforme orientações disponíveis AQUI.

O título do artigo não deve ultrapassar 20 palavras.

As citações em outra língua devem ser traduzidas para a língua utilizada no texto.

As figuras e tabelas devem ser inseridas nos locais considerados adequados pelo(s) autor(es).

As figuras devem estar em qualidade suficiente para impressão, isto é, devem ter sido inseridas a partir de arquivos .tif com resolução mínima de 300 dpi. Elas devem ser de autoria do(s) autor(es) ou estes devem ter permissão por escrito para utilização das mesmas de seus proprietários/autores quando as mesmas forem protegidas por copyright. Tal documento pode ser solicitado como condição para publicação do artigo (caso o mesmo seja aceito).

Os nomes dos arquivos devem ter até 20 caractereres.

Preenchimento de metadados durante a submissão

A filiação institucional e os identificadores ORCiD dos autores e coautores devem ser informados no preenchimento dos metadados da submissão.

Dossiê Centenário de Paulo Freire

Política padrão de seção

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados neste periódico serão usados exclusivamente para os serviços aqui prestados, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.