A Relação Teoria-Prática Docente no Ensino de Ciências: uma Análise Materialista Histórico-Dialética à Luz da Práxis Autêntica de Freire
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u913945Palavras-chave:
Marxismo, Paulo Freire, Trabalho DocenteResumo
Entender a práxis pedagógica permeia compreender a dialética implícita ao ato educativo. Buscando entendimento pela ótica das dimensões praxiológicas em que as práticas pedagógicas se situam, o trabalho docente fez-se objeto de estudo, visando dimensionar limites e possibilidades do ato de Ensino de Ciências de um grupo docente da rede pública estadual paulista, na relação teoria-prática docente, à luz da práxis autêntica freireana. Empregou-se observação participante e entrevistas estruturadas, tomando o conceito de práxis em Marx como categoria analítica a priori, desdobrando-se em dimensões praxiológicas em Lefebvre e Vázquez até a práxis autêntica de Freire. Tais dimensões da práxis foram balizadas a partir de estruturantes (sujeitos, contextos e processos) em suas respectivas variações, bem como nos níveis de consciência de Freire acerca da teoria-prática docente. Resultados apontam que a dimensão da práxis pedagógica que o docente se encontra depende do movimento dialético dos estruturantes da práxis atrelado aos níveis de consciência acerca do trabalho docente, o que pode estar mais próximo da dimensão da inversão da práxis, da dimensão transicional ou da dimensão da práxis autêntica. Esta pesquisa propiciou a elaboração de um construto teórico em torno dos estruturantes da práxis pedagógica em suas respectivas variações, visando a explicitação da dimensão da práxis pedagógica dos docentes investigados frente às suas próprias posturas epistemológicas e pedagógicas.
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