Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
Sobre
Sobre a Revista
Regimento
Corpo Editorial
Contato
Submissões
Atual
Acervo
Estatísticas
Notícias
Buscar
Notícias
Cadastro
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 21 (2021): Janeiro-Dezembro
v. 21 (2021): Janeiro-Dezembro
Publicado:
2021-01-28
Dossiê Centenário de Paulo Freire
Alteridade, Pesquisa na Educação em Ciências e a Perspectiva Freireana
Demétrio Delizoicov, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
e33358, 1–24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u777800
Freire, Fermento Entre os Oprimidos: Continua Sendo?
Décio Auler
e33706, 1–30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u801830
Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia
Suiane Ewerling da Rosa, Roseline Beatriz Strieder
e29619, 1–27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u831857
“Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações
Thiago Flores Magoga, Cristiane Muenchen
e33748, 1–29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u859887
Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS
Eliane dos Santos Almeida, Roseline Beatriz Strieder
e33278, 1–24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u889912
A Relação Teoria-Prática Docente no Ensino de Ciências: uma Análise Materialista Histórico-Dialética à Luz da Práxis Autêntica de Freire
Cristiane Aparecida Madureira, Juliana Rezende Torres
e33662, 1–33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u913945
Alguns Parâmetros da Criticidade e da Complexidade em Propostas de Aulas Socioambientais Presenciais e Remotas
Fabrício Masaharu Oiwa da Costa, Carla Sarmento Santos, Giselle Watanabe
e33276, 1–25
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u947971
Abordagem Temática Freireana no Ensino de Ciências e Biologia: Reflexões a partir da Práxis Autêntica
Gabriel Ribeiro Demartini, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
e33743, 1–30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u9731002
Lendo um Currículo de Ciências Naturais em Abordagem Freiriana: o Caso dos Desenhos Curriculares na Província de Buenos Aires, Argentina
Alejandra Defago, Raúl Esteban Ithuralde
e33822, 1–34
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10031036
Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano
Eril Medeiros da Fonseca, Tassiéllen Soares Antunes Tadeu, André de Azambuja Maraschin, Renata Hernandez Lindemann
e33532, 1–32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10371068
O Tema Gerador na Formação de Pedagogas do Alto Sertão Alagoano: da Escuta Sensível ao Planejamento de Ciências
Ana Paula Solino, Polliane Santos de Sousa, Roger Magalhães da Silva, Simoni Tormöhlen Gehlen
e33324, 1–30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10691098
A Problematização do Formador de Professores de Química no Estudo da Abordagem Temática: uma Análise Constituinte de um Processo de Comunicação
Fábio Peres Gonçalves, Renata Aragão da Silveira, Lya Piaia
e33368, 1–30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u10991128
Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo
Danilo Seithi Kato, Daniela Corsino Sandron, Marilisa Bialvo Hoffmann
e33693, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11291155
Projetos Globais e Histórias Locais: Origem e Desenvolvimento de Uma Proposta Educacional em um Museu Interativo de Ciência e Tecnologia no Sul
Manuel Franco-Avellaneda, Diego Corrales-Caro
e33820, 1–29
PDF (Espanhol)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11571185
Editorial
Editorial Comemorativo dos 20 anos da RBPEC
Alberto Villani, Cristiano Mattos, Isabel Martins, Lúcia Helena Sasseron, Rosária Justi, Sandra Selles
e35017, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u563593
Centenário Paulo Freire: Contribuições do Ideário Freireano para a Educação em Ciência
Demétrio Delizoicov, Simoni Tormöhlen Gehlen, Stefannie de Sá Ibraim
e36079, 1–6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u771776
Artigos
Construindo a Caixa-Preta da Dualidade Onda-Partícula de Louis de Broglie em Sala de Aula
Thiago Peron, Andreia Guerra
e21890, 1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u130
Interações Discursivas entre Educadores Museais e Estudantes: Um Estudo de Caso em um Museu de Ciências a partir das Contribuições de Bakhtin e do Círculo
Guilherme Lima, Jéssica Norberto Rocha
e21788, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u3163
Discursive Interactions Between Museum Educators and Students: A Case Study in a Science Museum Based on the Contributions of Bakhtin and the Circle
Guilherme da Silva Lima, Jessica Norberto Rocha
e29391, 1-32
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u6596
Circulação de Conhecimentos e a Produção de Fatos Científicos: Propondo uma Trajetória Analítica para Textos em Educação em Ciências
Joselaine Setlik, Henrique César da Silva
e24858, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u97129
Circulation of Knowledge and the Production of Scientific Facts: Proposing an Analytical Trajectory for Texts in Science Education
Joselaine Setlik, Henrique César da Silva
e29398, 1-32
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u131162
As Representações de Stephen Hawking em Filmes Biográficos
João Fernandes, Guilherme Lima, Orlando Gomes Aguiar Jr.
e16539, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u163194
The Representations of Stephen Hawking in the Biographical Movies
João Fernandes, Guilherme Lima, Orlando Gomes Aguiar Jr.
e29624, 1-30
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u195224
Acesso e Transição nos Níveis Representacionais durante a Construção de Modelos Explicativos acerca de Interações Intermoleculares
Bruno Gumieri Fernandes, Solange Wagner Locatelli
e20017, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u225253
Ensino de Ciências ao Aluno Surdo: Um Estudo de Caso sobre a Sala Regular, o Atendimento Educacional Especializado e o Intérprete Educacional
Juliani Flávia de Oliveira, Denise Pereira de Alcantara Ferraz
e22873, 1-23
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u255277
A Mediação Didática de Textos Autorais e o Efeito-leitor na Formação Inicial de Professores de Biologia
Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura de Oliveira
e24325, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u279302
The Didactic Mediation of Authorial Texts and Reader-effect in the Initial Education of Biology Teachers
Leandro Siqueira Palcha, Odisséa Boaventura de Oliveira
e33531, 1-24
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u303326
Análise da Interação entre o Leitor e o Livro Didático: Um Estudo nos Livros de Ciências dos Anos Iniciais
João Ferreira Sobrinho Junior; Nyuara Araújo da Silva Mesquita
e24361, 1-24
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u327350
Divulgação e Educação Científica Racista no Boletim de Eugenia (1929–1933): Uma Análise Crítica com Vistas a Contribuir para uma Educação em Ciências Contemporânea
Nivaldo Aureliano Léo Neto
e24750, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u351381%20%20
A Teoria dos Campos de Bourdieu e a Educação em Ciências: Possíveis Articulações e Apropriações
Luciana Massi, Gabriela Agostini, Matheus Monteiro Nascimento
e24691, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u383411
Bourdieu’s Field Theory and Science Education: Possible Articulations and Appropriations
Luciana Massi, Gabriela Agostini, Matheus Monteiro Nascimento
e33830, 1-27
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u413439
Campos Conceituais e Indução Eletromagnética: Classificação de Problemas em Eletrodinâmica
Glauco Cohen Pantoja
e24370, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u441473
Ensino de Química e Inclusão na Educação Básica: Mapeamento da Produção Científica Nacional
Gustavo Santana, Priscila Benitez, Rafael Cava Mori
e24795, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u475501
O Desafio da Educação Ambiental Crítica na Educação e no Trabalho do Campo
Fernanda Tesch Coelho, Marcos da Cunha Teixeira, Damián Sánchez Sánchez, Franklin Noel dos Santos
e26177, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u503530
Investigação dos Impactos do Processo de Elaboração, Aplicação e Reelaboração de Sequências Didáticas na Racionalidade Prevalente acerca do Planejamento
Rafael Pedroso de Morais, Amadeu Moura Bego, Marcelo Giordan
e25813, 1-32
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u531562
Diversidade de Processos Argumentativos e a Construção de Cultura Favorável à Argumentação em duas Salas de Aula de Ciências
Ana Paula Souto Silva Teles, Danusa Munford
e26191, 1-31
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u595625
Diversity of Argumentative Processes and the Construction of a Culture of Argumentation in two Science Classrooms
Ana Paula Souto Silva Teles, Danusa Munford
e35427, 1-30
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u627656
Incidence of Design-Based Research Methodology in Science Education Articles: A Bibliometric Analysis
Luciana Natália Cividatti, Vagner Antonio Moralles, Amadeu Moura Bego
e25369, 1-22
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u657678
A Análise da Motivação de Alunos a partir de um Processo de Escolha, Preparação e Apresentação de Experimentos de Química
Beatriz Derisso Faitanini, Paulo Sergio Bretones
e26127, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u679711
Uma proposta de Modelo para Abordar Relações entre Práticas Epistêmicas e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências
Tatiana Costa Ramos, Paula Cristina Cardoso Mendonça
e25348, 1-29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u713741
A Model Proposal to Address Relationships Between Epistemic Practices and Socioscientific Issues in Science Education
Tatiana Costa Ramos, Paula Cristina Cardoso Mendonça
e35748, 1-28
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u743770
O Óleo no Nordeste Brasileiro: Aspectos da (an)alfabetização Científica e Tecnológica
Graziela Piccoli Richetti, Tathiane Milaré
e29065, 1–29
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11871215
Impactos do Conhecimento das Ciências Naturais para o Desempenho no ENEM: Considerações sobre a Desigualdade Científico-tecnológica para a Justiça Social
Diego Navarro, Matheus Ianello, Felipe Muneratto, Graciella Watanabe
e26002, 1–30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12171246
Impact of Knowledge of Natural Sciences on ENEM Performance: Considerations about Scientific and Technological Inequality to Social Justice
Diego Navarro, Matheus Ianello, Felipe Muneratto, Graciella Watanabe
e36746, 1–29
PDF (Inglês)
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12471275
Recentes Imposições à Formação de Professores e seus Falsos Pretextos: as BNC Formação Inicial e Continuada para Controle e Padronização da Docência
Larissa Zancan Rodrigues, Beatriz Pereira, Adriana Mohr
e35617, 1-39
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u12771315
A Experimentação na Educação em Química Verde: uma Análise de Propostas Didáticas Desenvolvidas por Licenciandos em Química de uma IES Federal Paulista
Rosivânia Silva Andrade, Vânia Gomes Zuin
e25960, 1-22
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13171338
Ilustrações Científicas e a Classificação do Mundo Natural no Século XVIII: Considerações para o Ensino de Ciências
Fernanda Cavalcanti Vitor, André Ferrer Pinto Martins
e26510, 1-33
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13391371
Revisão Bibliográfica sobre Pesquisas com Livros Didáticos de Química: Análise das Funções Identificadas
Rafael Silva de Araujo, Bruno Silva Leite
e27011, 1-26
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13731398
O Que se Discute sobre Leitura e Ensino de Ciências na Educação Básica: uma Análise das Pesquisas Apresentadas no ENPEC
Caroline Batista Silva de Souza, Luciana Sedano de Souza
e26792,1-36
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u13991434
Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros
Cleci Teresinha Werner da Rosa, Ana Cláudia Tasso dos Santos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458
Os Usos e Papéis dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Ferramentas Tecnológicas: uma Análise dos Trabalhos do ENPEC sobre Educação a Distância
Rutiléa Mendes de Morais, Rodrigo da Luz, Benedito Gonçalves Eugênio
e29022, 1-28
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14591486
Divulgação Científica: Para quê? Para quem? — Pensando sobre a História, Filosofia e Natureza da Ciência em uma Revisão na Área de Educação Científica no Brasil
Cristina Spolti Lorenzetti, Anabel Cardoso Raicik, Felipe Damasio
e29395, 1-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14871513
Educação Científica do Campo: uma Proposta Formativa e Curricular de Educação Científica para as Licenciaturas em Educação do Campo
Josiane de Souza, Fernanda Ostermann, Flavia Rezende
e29403, 1-30
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u15151544
Avaliadores e Avaliadoras que Contribuíram com a RBPEC em 2021
Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências
PDF
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u15451548
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários