A dimensão institucional no processo de socialização de professores de química em início de carreira
Resumo
Este trabalho analisa as vivências de três professoras de química em início de carreira e tem por objetivo compreender como ocorre o processo de socialização delas com a cultura escolar e, também, identificar quais os conflitos e influências que emergem da relação dessas professoras com a dimensão institucional. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa de estudo de caso do tipo etnográfico. Observamos, como reconhece a literatura, que o início da docência é uma fase difícil na qual o professor se sente sozinho e pressionado para se socializar com a cultura escolar. Os resultados evidenciaram que a instituição, representada pelos dirigentes e os pares, não ofereceu o apoio esperado pelas professoras em início de carreia e, ainda, não colaborou para a integração delas ao corpo profissional da escola. As influências desse processo podem afetar tanto a prática e constituição do professor iniciante quanto à sua permanência na carreira docente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Pena, G. B. de O., Silveira, H. E. da, & Guilardi, S. (2011). A dimensão institucional no processo de socialização de professores de química em início de carreira. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3980
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.