A dimensão institucional no processo de socialização de professores de química em início de carreira

Autores

  • Graziele Borges de Oliveira Pena Universidade Federal de Uberlândia
  • Hélder Eterno da Silveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Silvana Guilardi Universidade Federal de Uberlândia

Resumo

Este trabalho analisa as vivências de três professoras de química em início de carreira e tem por objetivo compreender como ocorre o processo de socialização delas com a cultura escolar e, também, identificar quais os conflitos e influências que emergem da relação dessas professoras com a dimensão institucional. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa de estudo de caso do tipo etnográfico. Observamos, como reconhece a literatura, que o início da docência é uma fase difícil na qual o professor se sente sozinho e pressionado para se socializar com a cultura escolar. Os resultados evidenciaram que a instituição, representada pelos dirigentes e os pares, não ofereceu o apoio esperado pelas professoras em início de carreia e, ainda, não colaborou para a integração delas ao corpo profissional da escola. As influências desse processo podem afetar tanto a prática e constituição do professor iniciante quanto à sua permanência na carreira docente.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Pena, G. B. de O., Silveira, H. E. da, & Guilardi, S. (2011). A dimensão institucional no processo de socialização de professores de química em início de carreira. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3980

Edição

Seção

Artigos