A pipa e os quatro significados da mediação sociotécnica: articulações possíveis entre a Educação e a Psicologia para o estudo de um brinquedo
Resumo
A ciência, a tecnologia e a educação convergem, neste trabalho, para o estudo de um brinquedo sob o enfoque das sociotécnicas, buscando mapear o traçado histórico de um objeto que, casual ou intencionalmente, o homem fez subir aos céus para explorar as forças do vento, tendo um papel importante ligado a toda a proto-história das conquistas do espaço aéreo pelo homem. Analisando a pipa à luz dos quatro significados de mediação sociotécnica apontados por Latour, mostramos como as estratégias de construir e brincar com este objeto, ainda hoje, são mobilizadoras de ações que produzem impacto significativo enquanto lugar de aprendizagens e destrezas diversas tecidas informalmente nas trocas intergeracionais, entre pares, ou nos contatos estabelecidos com todos os elementos que compõem o entorno da brincadeira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Melo, M. de F. A. de Q. e. (2011). A pipa e os quatro significados da mediação sociotécnica: articulações possíveis entre a Educação e a Psicologia para o estudo de um brinquedo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3982
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.