A pipa e os quatro significados da mediação sociotécnica: articulações possíveis entre a Educação e a Psicologia para o estudo de um brinquedo

Autores

  • Maria de Fatima Aranha de Queiroz e Melo Laboratório de Pesquisa e Intervenção Psicossocial (LAPIP). Departamento de Psicologia-UFSJ

Resumo

A ciência, a tecnologia e a educação convergem, neste trabalho, para o estudo de um brinquedo sob o enfoque das sociotécnicas, buscando mapear o traçado histórico de um objeto que, casual ou intencionalmente, o homem fez subir aos céus para explorar as forças do vento, tendo um papel importante ligado a toda a proto-história das conquistas do espaço aéreo pelo homem. Analisando a pipa à luz dos quatro significados de mediação sociotécnica apontados por Latour, mostramos como as estratégias de construir e brincar com este objeto, ainda hoje, são mobilizadoras de ações que produzem impacto significativo enquanto lugar de aprendizagens e destrezas diversas tecidas informalmente nas trocas  intergeracionais, entre pares, ou nos contatos estabelecidos com todos os elementos que compõem o entorno da brincadeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Melo, M. de F. A. de Q. e. (2011). A pipa e os quatro significados da mediação sociotécnica: articulações possíveis entre a Educação e a Psicologia para o estudo de um brinquedo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3982

Edição

Seção

Artigos