A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental

Autores

  • Maria das Mercês Navarro Vasconcellos Educadora no Museu da Vida/COC/Fiocruz e no Programa de Educação de Jovens e Adultos da SME/RJ
  • Carlos Frederico Bernardo Loureiro Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiroz Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (Eicos)/UFRJ

Resumo

Nesse ensaio teórico, fazemos um recorte da nossa pesquisa de doutorado1, tendo por objetivo provocar a discussão sobre a necessidade de fundamentação científica e político-pedagógica das ações educacionais. A partir de uma análise da realidade  fundamentada no materialismo histórico-dialético, buscamos oferecer subsídios para um enfrentamento dos desafios que a crise socioambiental impõe para a educação na atualidade. Procuramos provocar uma reflexão sobre a coerência entre projetos político-pedagógicos e as ações educativas que se orientam a partir destes. Nesse contexto argumentamos em favor da cooperação em lugar da competição quando se trabalha a partir de um projeto político-pedagógico emancipatório. A proposta do texto é provocar reflexões sobre questões como essas: o que caracteriza a realidade atual num contexto de crise socioambiental acirrada pelo capitalismo mundializado? Nesse contexto quais são os papéis da ciência, da educação e da educação científica? Quais são as diferenças entre as implicações político-pedagógicas das atividades educacionais de competição e de cooperação?

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Vasconcellos, M. das M. N., Loureiro, C. F. B., & Queiroz, G. R. P. C. (2011). A Educação Ambiental e a Educação em Ciências: Uma Colaboração no Enfrentamento da Crise Socioambiental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3985

Edição

Seção

Artigos