Analysis of classroom practices from the knowledge point of view: how to characterize them and relate them to students’ performanc
Resumo
This paper deals with the relationships between classroom and students’ acquisitions. Firstly, we analyse the approaches taken by most of these studies where causality is established between the classrooms, viewed as opportunities to learn and the students’ performances. Then we present our approach based on the didactic theory of joint actions of teaching and learning and the associated methodology. This approach is illustrated drawing on the comparison of two physics classrooms (grade 10) during a physics teaching mechanics sequence. Relationships between these classroom practices and the students’ performances are established. In conclusion the comparison between the didactic approach and the others shows that the main difference is on the way of viewing classroom teaching: it is focused on the evolution of the classroom group over time from the perspective of the meaning c onstruction of the taught topic more than onclassroom situations considered as a learning environments during a session.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Tiberghien, A., & Malkoun, L. (2011). Analysis of classroom practices from the knowledge point of view: how to characterize them and relate them to students’ performanc. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3991
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.