Formação Continuada de Professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula

Autores

  • Wanderlei S. Gabini Faculdade de Ciências - UNESP - Bauru/SP
  • Renato Eugênio da S. Diniz Instituto de Biociências de Botucatu. UNESP - Botucatu/SP

Resumo

Este trabalho aborda a formação continuada de professores de Química associada ao uso do computador como instrumento pedagógico em sala de aula. O contexto de formação aqui apresentado tem como base a primeira fase de uma pesquisa de Doutorado e foi desenvolvido de acordo com os propósitos da racionalidade prática e da reflexão crítica, envolvendo um grupo de profissionais de escolas públicas estaduais em uma região do interior do Estado de São Paulo. Tais escolas dispõem de sala ambiente de informática. Para mediar o conjunto de encontros presenciais com o grupo foi utilizado um ambiente virtual que apresenta ferramentas como fórum e chat integrando a educação a distância a esse processo de formação. A investigação forneceu elementos que permitem avaliar como um processo coletivo, envolvendo reflexão e planejamento, pode desencadear reformulações na percepção dos professores em relação ao papel da informática nas aulas de Química e na utilização desse recurso em sala de aula.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Gabini, W. S., & Diniz, R. E. da S. (2011). Formação Continuada de Professores de Química: uma proposta envolvendo a inserção da informática nas práticas de sala de aula. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3999

Edição

Seção

Artigos