Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica do vôo

Autores

  • Renata Lacerda Caldas Martins Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF/LC
  • Marília Paixão Linhares Universidade Estadual Norte Fluminense – UENF/LCFIS
  • Ernesto Macedo Reis Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET-CAMPOS

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria da
Aprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Vôo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos  demonstravam a compreensão sobre o vôo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas idéias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.

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Publicado

2011-02-12

Como Citar

Martins, R. L. C., Linhares, M. P., & Reis, E. M. (2011). Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica do vôo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4007

Edição

Seção

Artigos