Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica do vôo
Resumo
Este trabalho apresenta resultados de uma investigação sobre mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos segundo a Teoria daAprendizagem Significativa. Com o apoio de um ambiente virtual adotou-se o Estudo de Caso “A Mecânica do Vôo de Aviões” como estratégia didática para uma disciplina do Curso de Licenciatura em Física e outra do Ensino Médio. Em cada mapa elaborado pelos alunos as ligações entre os conceitos físicos forneceram elementos para uma avaliação qualitativa. No Ensino Médio, em cada ligação (cerca de 65%), os alunos demonstravam a compreensão sobre o vôo do avião. Na Licenciatura, os mapas demonstraram também que os futuros professores sentem-se inseguros em organizar suas idéias acerca do tema (60% relacionadas), e ainda, que algumas concepções errôneas são resistentes e permanecem retidas na estrutura cognitiva, mesmo após os estudos realizados. Apesar da persistência de erros conceituais pode-se observar uma melhor compreensão do tema.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-12
Como Citar
Martins, R. L. C., Linhares, M. P., & Reis, E. M. (2011). Mapas conceituais como instrumento de avaliação e aprendizagem de conceitos físicos sobre mecânica do vôo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 9(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4007
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.