Identificando os nutrientes energéticos: uma abordagem baseada em ensino investigativo para alunos do Ensino Fundamental
Resumo
No presente trabalho desenvolvemos e avaliamos uma atividade introdutória ao tema da Nutrição no oitavo ano do Ensino Fundamental. A atividade incorpora características da solução de problemas e do ensino investigativo a um contexto educacional carente de recursos. A análise de registros feitos pelos alunos indica que houve envolvimento com o trabalho ativo na busca de soluções para as questões e sucesso na proposição e execução das abordagens por ele propostas. Em conjunto, os resultados apresentados indicam que uma atividade investigativa centrada nos hábitos alimentares dos alunos pode ser eficaz na discussão de temas relevantes relacionados à Nutrição. A viabilidade da atividade e suas relações com o ensino investigativo e a solução de problemas são discutidas, tanto do ponto de vista da validade da inserção de atividades desse tipo na rede pública de Ensino Básico, quanto das adaptações que poderão ampliá-la e torná-la mais produtiva.Downloads
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Publicado
2011-02-12
Como Citar
Luz, M., & Oliveira, M. de F. A. de. (2011). Identificando os nutrientes energéticos: uma abordagem baseada em ensino investigativo para alunos do Ensino Fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4023
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