Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico
Resumo
Este estudo descreve o conhecimento metacognitivo de estudantes sobre a aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico quando realizada em um ambulatório universitário. Está caracterizado como estudo de caso. Dez alunas do último período do Curso de Fonoaudiologia de uma universidade pública foram entrevistadas por meio de técnicas não estruturadas. Todas as alunas eram novatas em procedimentos diagnósticos. As alunas demonstraram possuir, tanto um conhecimento prévio relevante, como também, em algum grau, um conhecimento metacognitivo subjacente ao seu processo de aprendizagem. Observamos que a monitoração e o controle metacognitivos das estudantes foi determinante para a escolha adequada de certos procedimentos, facilitação de tarefas complexas e alcance de objetivos de aprendizagem. Fundamentado em modelos clínicos, o processo diagnóstico foi apresentado em cinco etapas: pré-consulta, anamnese, avaliações fonoaudiológicas, solicitação de exames complementares e conclusão diagnóstica. Nestas etapas, foram identificados procedimentos comuns a todas as alunas, definidos então como categorias empíricas: reflexão teórica, reflexão clínica, procura pelo professor, opinião do observador (aluno que observa o comportamento do nosso entrevistado durante o atendimento fonoaudiológico) e treinamento prático. Finalmente, para a aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico dos sujeitos deste estudo, a metacognição foi extremamente importante para aperfeiçoar este processo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-13
Como Citar
Santos, G. dos, & Peixoto, M. A. P. (2011). Importância da metacognição na aprendizagem do diagnóstico fonoaudiológico clínico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4035
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.