Criação de um espaço de aprendizagem significativa no planetário do parque Ibirapuera

Autores

  • Daniele Cristina Nardo Elias Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Luiz Henrique Amaral Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  • Mauro Sérgio Teixeira de Araújo Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)

Resumo

Este trabalho visa apresentar uma proposta de pesquisa-intervenção desenvolvida no Planetário do Parque Ibirapuera (SP), cujo objetivo é a implantação de um espaço de aprendizagem desafiador e que promova a popularização de conteúdos relacionados à Astronomia, Astrofísica e Cosmologia por meio da exposição de objetos e experimentos relacionados à área. O artigo apresenta a concepção básica e os critérios utilizados do ponto de vista pedagógico para as indicações dos objetos e experimentos que serão expostos no Planetário. Considerando a estrutura de mapas conceituais buscou-se a melhor forma de apresentar, distribuir e expor objetos e experimentos de Astronomia visando estimular uma aprendizagem significativa dos conceitos abordados, valorizando-se a aproximação e a interação do público com o ambiente não-formal de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-13

Como Citar

Elias, D. C. N., Amaral, L. H., & Araújo, M. S. T. de. (2011). Criação de um espaço de aprendizagem significativa no planetário do parque Ibirapuera. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4041

Edição

Seção

Artigos