O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias

Autores

  • Cláudia Nascimento Instituto de Física Armando Dias Tavares - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Maria da Conceição Barbosa-Lima Instituto de Física Armando Dias Tavares - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

Esse artigo é uma pesquisa-ação desenvolvida em uma turma de terceira série do 1º segmento do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município do Rio de Janeiro, formada por 38 alu-nos, 24 meninas e 14 meninos, com idade entre nove e 13 anos. Nosso objetivo foi verificar se his-tórias infantis com conteúdos de física estimulavam os alunos a construir conhecimento físico. Uti-lizamos a leitura e a interpretação da história Não tem jeito, cai. Com base na história foram elabo-rados exercícios de raciocínio que os alunos discutiram coletivamente, em seguida, foram convida-dos a relatar a experiência através de desenhos, redações e modelagem com massinha. Comparando o desempenho dos alunos podemos concluir que a maioria é capaz de construir o conhecimento físico compatível com sua faixa etária, moldando sua interpretação com relação à determinada situ-ação, embora alguns se encontrem a meio caminho de atingir tal objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-20

Como Citar

Nascimento, C., & Barbosa-Lima, M. da C. (2011). O ensino de física nas séries iniciais do ensino fundamental: lendo e escrevendo histórias. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4043

Edição

Seção

Artigos