As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental

Autores

  • Cláudia Kamel Grupo CASA (Ciência, Saúde e Alegria), DUBC (Departamento de Biologia e Ultra Estrutura Celular), IOC (Instituto Oswaldo Cruz), FIOCRUZ, Rio de Janeiro.
  • Lucia de La Rocque Grupo CASA (Ciência, Saúde e Alegria), DUBC (Departamento de Biologia e Ultra Estrutura Celular), IOC (Instituto Oswaldo Cruz), FIOCRUZ, Rio de Janeiro.

Resumo

O livro didático tem despertado o interesse de muitos pesquisadores nas últimas décadas, constituindo-se num objeto cultural que gera intensas polêmicas e críticas de muitos setores. Ainda assim, tem sido considerado como um instrumento fundamental no processo de escolarização, apesar dos avanços tecnológicos e da enorme variedade de materiais curriculares disponíveis na atualidade. Nesse sentido, muitas foram as mudanças ocorridas em sua estrutura de forma a atender as demandas educacionais atuais, como por exemplo, a utilização de linguagens diversificadas para articular os conteúdos curriculares. O presente estudo realizou uma análise em 3 coleções didáticas de Ciências Naturais e Língua Portuguesa do 1º. e 2º. ciclos do ensino fundamental objetivando analisar a forma com que os autores dessas coleções utilizam tiras e histórias em quadrinhos (HQ) para introduzir ou complementar tópicos curriculares dessas disciplinas no ensino fundamental. A escolha por tais disciplinas partiu da nossa percepção de que esse tipo de linguagem poderia estar sendo subutilizada nos livros de Ciências Naturais quando comparados aos de Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-20

Como Citar

Kamel, C., & Rocque, L. de L. (2011). As histórias em quadrinhos como linguagem fomentadora de reflexões – uma análise de coleções de livros didáticos de ciências naturais do ensino fundamental. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4044

Edição

Seção

Artigos