(Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências
Resumo
Partindo do pressuposto de que os conceitos e princípios da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel correspondem aos conhecimentos que integram o núcleo firme das teorias construtivistas educativas, procurou-se identificar, nos trabalhos apresentados no III Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (Portugal, 2002), como o evento educativo está sendo contemplado nas investigações que assumem esta teoria como referencial teórico. Desse modo, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação, etapas essenciais do fazer docente, foram utilizados como categorias de análise. O conjunto dos trabalhos analisados reforça a premissa de que a teoria é essencial como referencial para o ensino e para a pesquisa sobre o ensino, entretanto, também evidencia que o fazer docente está sendo superficialmente contemplado pelas pesquisas. A modo de conclusão, aponta-se para a importância da explicitação dos seus princípios nos diferentes contextos do processo educativo e, conseqüentemente, subsidiando sua prática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-22
Como Citar
Lemos, E. dos S. (2011). (Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4056
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.