(Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências

Autores

  • Evelyse dos Santos Lemos Instituto Oswaldo Cruz, FIOCRUZ, Brasil

Resumo

Partindo do pressuposto de que os conceitos e princípios da Teoria de Aprendizagem Significativa de Ausubel correspondem aos conhecimentos que integram o núcleo firme das teorias construtivistas educativas, procurou-se identificar, nos trabalhos apresentados no III Encontro Internacional de Aprendizagem Significativa (Portugal, 2002), como o evento educativo está sendo contemplado nas investigações que assumem esta teoria como referencial teórico. Desse modo, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação, etapas essenciais do fazer docente, foram utilizados como categorias de análise. O conjunto dos trabalhos analisados reforça a premissa de que a teoria é essencial como referencial para o ensino e para a pesquisa sobre o ensino, entretanto, também evidencia que o fazer docente está sendo superficialmente contemplado pelas pesquisas. A modo de conclusão, aponta-se para a importância da explicitação dos seus princípios nos diferentes contextos do processo educativo e, conseqüentemente, subsidiando sua prática.

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Publicado

2011-02-22

Como Citar

Lemos, E. dos S. (2011). (Re)situando a teoria de aprendizagem significativa na prática docente, na formação de professores e nas investigações educativas em ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4056

Edição

Seção

Artigos