O uso do diagrama epistemológico “vê de gowin” no processo de investigação em geografia

Autores

  • Jefferson Rodrigues dos Santos Programa de Pós-graduação em Geografia – UFRGS - Campus do Vale, 91501-970, Porto Alegre, RS – Brasil.

Resumo

O presente artigo objetiva propor a utilização do Diagrama “Vê de Gowin” como uma ferramenta no processo de investigação em Geografia, com ênfase nas etapas de concepção e elaboração de projetos de pesquisa. Para tanto, inicialmente fizemos algumas considerações sobre a pesquisa em Geografia, observando suas especificidades. Em seguida, apresentamos o Diagrama V em sua utilização original, qual seja a de ferramenta para a análise do processo de produção do conhecimento. Por fim realizamos adaptações do diagrama original com o objetivo de torná-lo apto ao uso na construção de projetos. Salientamos sua importância considerando-o mais que um formulário a ser preenchido, um mecanismo capaz de proporcionar a reflexão a respeito da investigação proposta num determinado projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-22

Como Citar

Santos, J. R. dos. (2011). O uso do diagrama epistemológico “vê de gowin” no processo de investigação em geografia. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4057

Edição

Seção

Artigos