Comunicação sobre prevenção da tuberculose: perspectivas dos profissionais de saúde e pacientes em duas unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz, rio de janeiro
Resumo
A pesquisa analisou questões sobre a tuberculose, focalizando cinco eixos: 1) a livre definição/caracterização ou etiologia atribuída à doença; 2) relatos de experiência direta com o problema; 3) conhecimentos sobre prevenção; 4) sugestões de conteúdos relevantes para a comunicação sobre tuberculose; 5) sugestões de meios e estratégias de comunicação. Foram entrevistados profissionais de saúde e pacientes de duas unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz, com o intuito de favorecer o desenvolvimento compartilhado de materiais informativos/educativos que possam socializar os conteúdos problematizados durante as entrevistas. Os resultados demonstram desencontros entre o saber científico e o popular, que interferem no processo de comunicação em tuberculose, requerendo mudanças, para um efetivo controle e prevenção da doença. Neste sentido, a aprendizagem construída a partir da incorporação de diferentes visões de mundo e de saberes, no esforço de fazer interagir o saber dos profissionais e dos pacientes, torna-se primordial no processo de investigação em educação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-03-09
Como Citar
Souza, C. T. V. de, Natal, S., & Rozemberg, B. (2011). Comunicação sobre prevenção da tuberculose: perspectivas dos profissionais de saúde e pacientes em duas unidades assistenciais da Fundação Oswaldo Cruz, rio de janeiro. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 5(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4068
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.