O contributo dos manuais de física para o enriquecimento conceptual dos alunos

Autores

  • Paula Neves Centro de Estudos de Ciências e Matemáticas para o Ensino Universidade Aberta (CECME)
  • Jorge António Valadares Centro de Estudos de Ciências e Matemáticas para o Ensino Universidade Aberta (CECME)

Resumo

Esta comunicação refere-se a uma pesquisa realizada no âmbito dos manuais escolares de Física. Com base na consulta de uma ampla bibliografia proveniente de diversos países e nas nossas próprias reflexões e práticas, assentámos em determinadas ideias básicas que consideramos importantes na aprendizagem significativa da Física. Em seguida, com base nestas ideias, partimos para a definição de determinadas dimensões de análise de conteúdo que nos permitiram atingir uma proposta de um instrumento de avaliação da qualidade didáctica dos manuais da disciplina de Física. Após um processo de validação facial deste instrumento com recurso a um painel de especialistas, foi o mesmo ensaiado com um capítulo dos três manuais de Física do 9º ano de escolaridade mais adoptados no ano lectivo de 1999-2000. O instrumento revelou-se suficientemente objectivo e, ao mesmo tempo, permitiu-nos algumas constatações importantes acerca dos manuais analisados que serão referidas nesta comunicação. Estamos conscientes que o objectivo de se alcançar um instrumento único de análise da qualidade dos manuais de uma disciplina científica, seja esta qual for, é uma tarefa complicada e porventura utópica. Por isso, de modo algum temos a pretensão de ter alcançado esse objectivo. Mas acreditamos que vale a pena expormos o instrumento produzido e as ideias a ele subjacentes a uma análise crítica construtiva de professores e/ou investigadores na área do ensino das ciências.

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Publicado

2011-03-13

Como Citar

Neves, P., & Valadares, J. A. (2011). O contributo dos manuais de física para o enriquecimento conceptual dos alunos. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4077

Edição

Seção

Artigos