O contributo dos manuais de física para o enriquecimento conceptual dos alunos
Resumo
Esta comunicação refere-se a uma pesquisa realizada no âmbito dos manuais escolares de Física. Com base na consulta de uma ampla bibliografia proveniente de diversos países e nas nossas próprias reflexões e práticas, assentámos em determinadas ideias básicas que consideramos importantes na aprendizagem significativa da Física. Em seguida, com base nestas ideias, partimos para a definição de determinadas dimensões de análise de conteúdo que nos permitiram atingir uma proposta de um instrumento de avaliação da qualidade didáctica dos manuais da disciplina de Física. Após um processo de validação facial deste instrumento com recurso a um painel de especialistas, foi o mesmo ensaiado com um capítulo dos três manuais de Física do 9º ano de escolaridade mais adoptados no ano lectivo de 1999-2000. O instrumento revelou-se suficientemente objectivo e, ao mesmo tempo, permitiu-nos algumas constatações importantes acerca dos manuais analisados que serão referidas nesta comunicação. Estamos conscientes que o objectivo de se alcançar um instrumento único de análise da qualidade dos manuais de uma disciplina científica, seja esta qual for, é uma tarefa complicada e porventura utópica. Por isso, de modo algum temos a pretensão de ter alcançado esse objectivo. Mas acreditamos que vale a pena expormos o instrumento produzido e as ideias a ele subjacentes a uma análise crítica construtiva de professores e/ou investigadores na área do ensino das ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.