Formação inicial reflexiva de professores de ciências e biologia: possibilidades e limites de uma proposta
Resumo
A formação inicial de professores de Ciências e Biologia tem sido objeto freqüente de preocupação das pesquisas em educação para as ciências. Nos últimos anos, idéias como professor reflexivo, prática reflexiva e saberes profissionais foram incorporadas nas discussões sobre este tema. Nesse contexto se insere o projeto “Formação inicial de professores de Ciências e Biologia: uma proposta centrada em um modelo investigativo-reflexivo”. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma avaliação parcial da proposta, tendo como referência a experiência realizada em 2002. Os dados foram coletados por meio de materiais escritos redigidos pelos alunos em aula, coletiva e individualmente e por meio de relatórios semestrais e registros escritos das observações realizadas pelos pesquisadores. Os resultados indicam que os alunos atingiram níveis de reflexão diferenciados e que o processo de apropriação e desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a profissão de professor, ainda no processo de formação inicial, é complexo e limitado pelo predomínio da racionalidade técnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.