Formação inicial reflexiva de professores de ciências e biologia: possibilidades e limites de uma proposta

Autores

  • Renato Eugênio da Silva Diniz Departamento de Educação,Instituto de Biociências, UNESP-Botucatu-SP Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru, SP, Brasil.
  • Luciana Maria Lunardi Campos Departamento de Educação,Instituto de Biociências, UNESP-Botucatu-SP Pós-Graduação em Educação para a Ciência Faculdade de Ciências, UNESP-Bauru, SP, Brasil.

Resumo

A formação inicial de professores de Ciências e Biologia tem sido objeto freqüente de preocupação das pesquisas em educação para as ciências. Nos últimos anos, idéias como professor reflexivo, prática reflexiva e saberes profissionais foram incorporadas nas discussões sobre este tema. Nesse contexto se insere o projeto “Formação inicial de professores de Ciências e Biologia: uma proposta centrada em um modelo investigativo-reflexivo”. Este trabalho tem por objetivo apresentar uma avaliação parcial da proposta, tendo como referência a experiência realizada em 2002. Os dados foram coletados por meio de materiais escritos redigidos pelos alunos em aula, coletiva e individualmente e por meio de relatórios semestrais e registros escritos das observações realizadas pelos pesquisadores. Os resultados indicam que os alunos atingiram níveis de reflexão diferenciados e que o processo de apropriação e desenvolvimento de uma postura reflexiva sobre a profissão de professor, ainda no processo de formação inicial, é complexo e limitado pelo predomínio da racionalidade técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-03-13

Como Citar

Diniz, R. E. da S., & Campos, L. M. L. (2011). Formação inicial reflexiva de professores de ciências e biologia: possibilidades e limites de uma proposta. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 4(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4079

Edição

Seção

Artigos