Discurso e Ensino das Ciências
Resumo
Embasadas em Michel Foucault apresentamos análise teórico-conceitual sobre discurso e ensino das ciências, descrevemos mecanismos através dos quais práticas e coisas ditas nas aulas de ciências, produzem sujeitos individuais e sociais, constroem modos de subjetivação da realidade, inclusive visão do que são conhecimentos científicos, como estes são produzidos e objetivos para o ensino desta área. Iniciamos o artigo com a análise da língua enquanto base material para a comunicação, utilizada por sujeitos históricos, prosseguimos com discussão de uma visão de língua e de linguagem em que os sujeitos são influenciados pelas condições de uso e finalizamos com reflexão sobre o movimento CTS enquanto discurso para o ensino das ciências. Lançar olhar crítico sobre tais questões requer revisão de conceitos como linguagem e discurso amplamente usados por pesquisadores da área e elementos para avaliarmos as relações entre práticas de ensino de ciências e que Homens estamos formando nas nossas escolas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.