Ensino e aprendizagem de Biologia em trilhas interpretativas: o modelo contextual do aprendizado como referencial
Resumo
A Arte e a Ciência resultam da capacidade humana e exigem como pressupostos a intuição, a imaginação e a criatividade. Nesta pesquisa, de forma transdisciplinar, as Artes Plásticas foram utilizadas para auxiliar a aprendizagem de conceitos científicos. Conteúdos curriculares das Ciências (Química, Biologia e Ecologia) foram associados às construções artísticas que tiveram como material expressivo o PET (Politereftalato de Etileno) e um biopolímero. Alunos do 1º Ano do Ensino Médio de Instituição Pública, através da Arte Conceitual, melhoraram sua comunicação, estruturaram ideias, refletiram sobre a composição química da matéria, impactos ambientais, poluição, degradabilidade, sustentabilidade e estética ambiental. A pesquisa teve como suporte teórico, com base construtivista, a teoria psicológica dos Construtos Pessoais de Kelly. A Metodologia Interativa e o Círculo Hermenêutico-Dialético instruíram o método de análise e orientaram uma reestruturação metodológica interpretada como interativo-construtiva, que, além da coleta dos dados da intervenção, mostrou-se satisfatória como proposta pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.