A educação ambiental no ensino de biologia
Resumo
O trabalho constitui-se em uma pesquisa realizada junto aos professores de biologia, em Guarulhos. Tratou-se de investigar quais condições exercem influência na decisão dos professores em tornar suas aulas de biologia em práticas educativas voltadas a educação ambiental. Apresentou-se como hipótese ser possível superar os obstáculos através de soluções construídas pelos docentes. A pesquisa foi realizada junto a 100 professores de 42 escolas, através de um questionário. Tanto a coleta dos dados como análise das respostas tiveram como orientação pressupostos que fundamentam as abordagens qualitativas e quantitativas. A análise permitiu-nos concluir que as dificuldades apresentadas pelos professores são principalmente provenientes da falta de formação pedagógica numa perspectiva mais abrangente. Não mostraram homogeneidade nos assuntos tratados, nem interação com os grandes temas da sociedade. Verifica-se tendências preservacionistas ou conservacionistas. Ressentem a falta de material didático atualizado, livros didáticos e paradidáticos de educação ambiental específicos para o 2º grau, nota-se a predominância de procedimentos tradicionais com tendência para os que contam com a participação do aluno. Por sua vez necessária se faz a implementação de práticas pedagógicas inovadoras em educação ambiental.
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