Questões epistemológicas nas iconicidadades de representações visuais em livros didáticos de física

Autores

  • Alexandre Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Cleide Medeiros Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo

Neste artigo analisamos um certo tipo de mensagem filosófica a respeito da natureza da ciência comunicada de forma tácita por algumas representações visuais contidas em livros didáticos de Física. Nosso intento, entretanto, não é fazer uma análise das representações visuais existentes nos livros didáticos em todas as suas características, mas apenas apontar um certo tipo de uso daquelas representações que veicula mensagens ingênuas a respeito da produção do conhecimento científico. Para fazer esta análise, construímos um referencial teórico que enfoca a questão das representações visuais, das idealizações, dos experimentos e do realismo na ciência. Com o objetivo de corporificar tais considerações teóricas, três exemplos de figuras, retiradas de três influentes livros didáticos, são analisados do ponto vista histórico e epistemológico. As conclusões a que chegamos podem servir como um alerta para aqueles empenhados em elaborar textos de Física que além de ricamente ilustrados, pretendam também passar uma visão mais cuidadosa da natureza da ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Medeiros, A., & Medeiros, C. (2011). Questões epistemológicas nas iconicidadades de representações visuais em livros didáticos de física. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4188

Edição

Seção

Artigos