A Cultura de Projetos, Construída Via Parceria Escola-Universidade, Contribuindo para a Qualidade da Formação Inicial e Continuada de Professores

Autores

  • Maria Auxuliadora Delgado Machado Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
  • Glória Regina Pessôa Campello Queiróz Universidade Federal Fluminense (UFF)

Palavras-chave:

Formação inicial e continuada, pedagogia de projetos, pesquisa colaborativa

Resumo

Neste trabalho, vamos apresentar um estudo de caso sobre as etapas desenvolvidas na parceria universidade-escola, que correspondem à mobilização de licenciandos de Física e professores em ação em uma escola municipal do ensino fundamental, analisando as diversas possibilidades, propiciadas pelo trabalho via a pedagogia de projetos, implementadas nessa escola. Apresentamos as bases teóricas para a análise do desenvolvimento de um projeto na formação inicial e continuada de professores, destacando o seu papel como elemento motivador capaz de, por processos crítico-reflexivos, promover a emancipação de professores. Apresentamos um breve relato dos subprojetos planejados pelos professores e discutimos como a natureza desses projetos reflete as dificuldades enfrentadas por eles em se envolverem efetivamente na parceria. Por fim, avaliamos nossas estratégias de interação com a escola básica a fim de efetuar no futuro, no âmbito da pedagogia de projetos, uma pesquisa realmente colaborativa em co-autoria com os professores visando uma formação de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxuliadora Delgado Machado, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Possui graduação em Física pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1988) e doutorado em Astronomia pelo Observatório Nacional (1998), formação que possibilitou uma atuação na área de espectroscopia e evolução de estrelas massivas. Como professora visitante no Instituto de Física da UERJ se integrou ao Núcleo de Pesquisa, Educaçao, Ensino e Extensão (NPE3) onde desenvolveu projetos na área de ensino de astronomia e de ciências, com foco na formação inicial e continuada de professore. Atualmente Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO e professora adjunta Departamento de Ciências da mesma universidade onde desenvolve pesquisa em formação inicial e continuada de professores de ciências a partir de parceria com escolas públicas de ensino fundamental e médio. Trabalha também com a relação ciência e artes na dinâmica de ensino-aprendizagem de ciências. 

Glória Regina Pessôa Campello Queiróz, Universidade Federal Fluminense (UFF)

possui graduação em Licenciatura Em Física pela Universidade do Estado  do Rio de Janeiro (1970), mestrado em Ciências dos Materiais pelo  Instituto Militar de Engenharia (1976) e doutorado em Educação pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é  do quadro permanente do Programa de pós-graduação em Educação da  Universidade Federal Fluminense e professora adjunta do Instituto de  Física Armando Dias Tavares, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro  (UERJ). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em  Ensino-Aprendizagem de Física, pesquisando principalmente sobre os  seguintes temas: Formação de professores de Física, Ensino de Física,  Educação em Ciências, Ciência e Arte, Popularização da Ciência e  História e Filosofia da Ciência.

Downloads

Publicado

2012-08-14

Como Citar

Machado, M. A. D., & Queiróz, G. R. P. C. (2012). A Cultura de Projetos, Construída Via Parceria Escola-Universidade, Contribuindo para a Qualidade da Formação Inicial e Continuada de Professores. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(1), 93–116. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4221

Edição

Seção

Artigos