Experiência de desenvolvimento e uso de uma ferramenta digital para o ensino das Ciências Morfológicas

Autores

  • Afonso Xavier Gomes Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Elker Philipe Fernandes de Abreu Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Ysabelly Cristina Araújo Fonsêca Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Christina da Silva Camillo Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sérgio Adriane Bezerra Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Metodologia, Materiais de Ensino, Morfologia, Histologia

Resumo

As estratégias de ensino que utilizam recursos digitais apontam como forma complementar no ensino-aprendizagem, favorecendo a auto-instrução e o protagonismo do aluno em sua trajetória formativa. Alunos de graduação, sob orientação docente, elaboraram material didático (atlas de histologia e conteúdo interdisciplinar entre fundamentos biológicos e prática clínica) e disponibilizaram em um blog de morfologia. O trabalho foi avaliado por alunos que acessam o blog e por alunos que o construíram. A pesquisa utilizou questionário semi-estruturado e aponta consulta crescente ao blog justificado pelos usuários como modo complementar de estudo e por permitir acesso em ambientes externos à universidade. A interação fundamentos biológicos / prática clínica permite articulação de saberes e começa a despertar interesses nos estudantes, mas requer maior abordagem docente. Quanto aos alunos participantes da construção do blog, os resultados apontam para o reconhecimento da importância das atividades de pesquisa, ensino e extensão como forma de construção do saber.

Biografia do Autor

  • Afonso Xavier Gomes Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Granduando em Medicina - Centro de Ciências da Saúde - Bolsista de Ações Associadas
  • Elker Philipe Fernandes de Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Granduando em Medicina - Centro de Ciências da Saúde - Bolsista de Ações Associadas
  • Ysabelly Cristina Araújo Fonsêca, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Granduanda em Enfermagem - Centro de Ciências da Saúde - Bolsista de Ações Associadas
  • Christina da Silva Camillo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professora do Departamento de Morfologia - Centro de Biociências - UFRN
  • Sérgio Adriane Bezerra Moura, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    Professor do Departamento de Morfologia - Centro de Biociências - UFRN 

Downloads

Publicado

2013-04-10

Como Citar

Experiência de desenvolvimento e uso de uma ferramenta digital para o ensino das Ciências Morfológicas. (2013). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 67-80. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4242