Atividade Orientadora de Ensino e a apreensão de conhecimentos em Química

Autores

  • Daniela Mica Espimpolo Universidade de São Paulo
  • Yassuko Iamamoto Universidade de São Paulo
  • Daniela Gonçalves de Abreu Abreu Universidade de São Paulo

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir sobre os indícios acerca do processo de apreensão de conhecimentos no contexto da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ). O presente estudo se faz relevante uma vez que a disciplina sofreu, ao longo dos anos, uma considerável redução de sua carga horária e decorrentes reestruturações. Apesar dessas reestruturações terem sido introduzidas na disciplina nos cursos de Química do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DQ/FFCLRP/USP), observa-se que o aprendizado dos alunos ainda tem ficado muito aquém do desejado. Destarte, a partir do desenvolvimento de uma Atividade Orientadora de Ensino com alunos do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química, buscamos obter indícios desse processo, pautando este estudo no enfoque Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. A pesquisa foi de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa-ação.  Observou-se que a linguagem desempenha um importante papel na apropriação de conhecimento. E a AOE é uma ferramenta didático-metodológica interessante para tornar o processo de ensino e aprendizagem significativo na disciplina de QAQ.

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Biografia do Autor

Daniela Mica Espimpolo, Universidade de São Paulo

Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Riberirão Preto. Área de Ensino de Química.

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Publicado

2013-04-13

Como Citar

Espimpolo, D. M., Iamamoto, Y., & Abreu, D. G. de A. (2013). Atividade Orientadora de Ensino e a apreensão de conhecimentos em Química. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 105–129. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4244