Atividade Orientadora de Ensino e a apreensão de conhecimentos em Química
Resumo
Neste artigo, pretende-se discutir sobre os indícios acerca do processo de apreensão de conhecimentos no contexto da disciplina de Química Analítica Qualitativa (QAQ). O presente estudo se faz relevante uma vez que a disciplina sofreu, ao longo dos anos, uma considerável redução de sua carga horária e decorrentes reestruturações. Apesar dessas reestruturações terem sido introduzidas na disciplina nos cursos de Química do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (DQ/FFCLRP/USP), observa-se que o aprendizado dos alunos ainda tem ficado muito aquém do desejado. Destarte, a partir do desenvolvimento de uma Atividade Orientadora de Ensino com alunos do terceiro semestre do curso de Licenciatura em Química, buscamos obter indícios desse processo, pautando este estudo no enfoque Histórico-Cultural e na Teoria da Atividade. A pesquisa foi de caráter qualitativo com enfoque na pesquisa-ação. Observou-se que a linguagem desempenha um importante papel na apropriação de conhecimento. E a AOE é uma ferramenta didático-metodológica interessante para tornar o processo de ensino e aprendizagem significativo na disciplina de QAQ.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.