Ensino do Filo Porifera em região de espongiofauna: o ambiente imediato em aulas de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Zoologia, Meio Ambiente, Invertebrados, Esponjas, Baía de CamamuResumo
O ensino de Zoologia na Educação Básica não deve focar a memorização de nomes e de características morfofisiológicas. Para uma aprendizagem significativa, espera-se que um estudo contextualizado da fauna regional, aproveitando-se do ambiente imediato, seja contemplado nas aulas de Ciências, notadamente em regiões de grande biomassa de determinados grupos animais. Com interesses voltados nesse tema, foi implementada uma pesquisa que teve o objetivo de delinear um perfil do ensino e do conhecimento de professores de Ciências e/ou Biologia, que lecionam sobre o Filo Porifera, em região de grande ocorrência de espongiofauna. Ao final deste estudo, além de mostrar aspectos formativos com lacunas impeditivas para uma percepção ampliada acerca desses animais, o perfil construído apresenta outras implicações que nos levam a refletir sobre o ensino de Zoologia e o ambiente imediato dos alunos.
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