Ensino do Filo Porifera em região de espongiofauna: o ambiente imediato em aulas de Ciências
Palavras-chave:
Ensino de Zoologia, Meio Ambiente, Invertebrados, Esponjas, Baía de CamamuResumo
O ensino de Zoologia na Educação Básica não deve focar a memorização de nomes e de características morfofisiológicas. Para uma aprendizagem significativa, espera-se que um estudo contextualizado da fauna regional, aproveitando-se do ambiente imediato, seja contemplado nas aulas de Ciências, notadamente em regiões de grande biomassa de determinados grupos animais. Com interesses voltados nesse tema, foi implementada uma pesquisa que teve o objetivo de delinear um perfil do ensino e do conhecimento de professores de Ciências e/ou Biologia, que lecionam sobre o Filo Porifera, em região de grande ocorrência de espongiofauna. Ao final deste estudo, além de mostrar aspectos formativos com lacunas impeditivas para uma percepção ampliada acerca desses animais, o perfil construído apresenta outras implicações que nos levam a refletir sobre o ensino de Zoologia e o ambiente imediato dos alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.