O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas auto-organizadas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade.

Autores

  • João Ricardo Neves da Silva Atualmente é Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da FC/UNESP – Campus de Bauru e membro do grupo de pesquisa “Núcleo de Ensino de Física” da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente
  • Ana Maria Osório Araya Professora do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente e líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Ensino de Física” da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente
  • Moacir Pereira de Souza Filho Professor do Departamento de Física, Química e Biologia da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente e líder do grupo de pesquisa “Núcleo de Ensino de Física” da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente
  • Alex Lino Mestre em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) e membro do grupo de pesquisa “Núcleo de Ensino de Física” da FCT/UNESP – Campus de Presidente Prudente

Palavras-chave:

Interações discursivas, grupos de estudo e discussão, formação continuada de professores, teoria da relatividade restrita.

Resumo

Baseados na hipótese de que a permuta dos conhecimentos pode subsidiar um processo de interações auto-organizadas dos envolvidos no processo, apresentamos os resultados de um estudo sobre como acontecem os diálogos entre professores de física envolvidos em um grupo de estudos de Física Moderna e Contemporânea. Com apoio das proposições de Bakhtin sobre as potencialidades do discurso e nos estudos sobre interações discursivas, identificamos regularidades interessantes na forma como se organizam as discussões entre os professores, sendo possível identificar um esquema que nos possibilita inferir sobre a eficácia na aplicação dessa forma de conduzir e mediar as discussões em grupos de formação continuada de professores para outros tópicos da Física bem como acrescentar argumentos na defesa dos de grupos de discussão como estratégia de formação continuada de professores.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-04-15

Como Citar

Silva, J. R. N. da, Araya, A. M. O., Souza Filho, M. P. de, & Lino, A. (2013). O grupo de estudos e discussão como subsídio ao desenvolvimento de interações discursivas auto-organizadas entre professores de física sobre a temática teoria da relatividade. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 9–25. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4249

Edição

Seção

Artigos