A percepção da gravidade na ‘Casa Maluca’ do CDCC/USP: UMA análise a luz de Gaston Bachelard
Palavras-chave:
Gravidade, Gaston Bachelard, Centros de Ciências, Educação Não-Formal.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo entender como um espaço fisicamente alterado influencia as percepções e explicações acerca da gravidade pelos estudantes do ensino médio. A pesquisa foi realizada na Casa Maluca do CDCC/USP. Esta é uma casa com piso e paredes inclinados com ângulos de 15 graus em relação ao referencial externo, ao entrar em seu interior os visitantes experimentam alterações na percepção de alguns fenômenos do cotidiano relacionados com a força da gravidade. Tomamos como referencial teórico principal a noção de obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard e metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa. Os resultados nos revela a presença de alguns obstáculos epistemológicos, tais como: experiência primeira, realismo ingênuo, substancialismo, animismo e obstáculo verbal na argumentação dos alunos no entendimento do conceito gravidade. Demonstram também a dificuldade dos alunos em entender o conceito gravidade e seu caráter vetorial.
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