Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências

  • Leandro Siqueira Palcha Universidade Federal do Paraná
  • Odisséa Boaventura Oliveira Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Palavras-chave: Leitura, Evolução Biológica, Ensino de Ciências, Formação Docente

Resumo

Considerar a leitura como prática social, na perspectiva discursiva, exige compreender sobre a construção identitária dos sujeitos leitores, delineada por uma relação histórica e ideológica. No ensino de ciências, o discurso evolucionista se destaca como um conhecimento legitimado pelo campo da ciência, mas que tem gerado dificuldades na mediação escolar o que nos conduz a valorizar as relações discursivas entre os conhecimentos científico e escolar. Tomando como referencial a Análise de Discurso, realizamos um estudo com licenciandos em Ciências Biológicas, com objetivo de analisar seus discursos sobre leitura e ensino de Evolução visando a apontar posicionamentos identitários. Para isso foi proposta a leitura de diferentes textos sobre Evolução e também a produção de um texto, um plano de ensino detalhando a utilização desse texto em sala de aula e um depoimento a respeito da mediação escolar e acadêmica deste tema.  A análise aponta discursos em que a leitura tende para a interpretação (leituras previstas) e outros em que a leitura tende para a compreensão (leituras problematizadas). São discursos que indicam sentidos analíticos, autoritários, críticos, interativos entre outros, expressos pela ação de suas memórias discursivas do que eles compreendem sobre o que é ser professor

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Biografia do Autor

Leandro Siqueira Palcha, Universidade Federal do Paraná
Doutorando em Educação 
Odisséa Boaventura Oliveira, Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Professora do Programa de Pós Graduação em Educação
Publicado
2014-08-08
Como Citar
Palcha, L. S., & Oliveira, O. B. (2014). Discursos sobre leitura e Ensino de Evolução na Formação de Professores de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 14(1), 125-149. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4285
Seção
Artigos