Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano

Autores

  • Vivianne Izabelle de Araújo Baptista
  • Jéssica de Medeiros Lima Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Larissa Maria de Almeida Medeiros Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Anderson Scardua Universidade Federal de Campina Grande
  • Josemberg da Silva Baptista Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

ensino, anatomia, ensino médio, conceitos funcionais

Resumo

Através de experiências vivenciadas num campus de expansão universitária, sobre o desempenho dos alunos na disciplina de anatomia humana, foi possível perceber uma deficiência no conhecimento básico dos alunos, culminando num elevado índice de notas baixas e reprovações na disciplina. O estudo objetivou analisar as concepções de alunos do terceiro ano do ensino médio do município de Cuité-PB sobre anatomia humana, suas formas de estudo e sua aplicabilidade no cotidiano. Para isso foi utilizado um questionário com questões objetivas e discursivas sobre a temática, sendo as respostas submetidas à análise descritivo-exploratória e estatística descritiva. A maioria dos alunos definiu a anatomia como o estudo do corpo e referiu querer estudar a disciplina; 85% deles disseram que o estudo da anatomia humana poderia ser útil no dia-a-dia, e desses, 17% relataram que poderia ser empregado em problemas de saúde e 36% não citaram uma utilidade específica. Houve muitas associações do estudo com profissionais/estudantes da saúde (62%); 29% relataram que os conhecimentos sobre anatomia humana foram adquiridos com professores do ensino fundamental. A maioria dos alunos definiu seu conhecimento como regular e relatou sentir dificuldades no assunto. Pudemos observar que o conhecimento sobre anatomia dos pesquisados apresentou deficiências e lacunas. O nosso estudo pode servir de referência de pesquisa para outros que queiram se aprofundar mais sobre a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vivianne Izabelle de Araújo Baptista

Graduada em Enfermagem (2014) pela Universidade Federal de Campina Grande, Campus - Cuité/PB. Têm experiência na área de anatomia humana e enfermagem, especificamente sobre a educação e ensino da anatomia humana.

Jéssica de Medeiros Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem da FACISA/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui interesse nas áreas de cuidado humanizado e medidas de promoção e prevenção à saúde humana.

Larissa Maria de Almeida Medeiros, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Discente do curso de Bacharelado em Enfermagem pela FACISA/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui como interesse as áreas de Enfermagem Oncológica e SAE.

Anderson Scardua, Universidade Federal de Campina Grande

Professor da Unidade acadêmica de psicologia da Universidade federal de Campina Grande (UFCG). Possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFRJ. Tem experiência em ensino e pesquisa nas áreas de psicologia social e psicologia educacional, trabalhando principalmente com a teoria das representações sociais.

Josemberg da Silva Baptista, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor Efetivo do Depto. de Morfologia da Universidade Federal do Espírito Santo - CCS/UFES, e Coordenador do Setor de Anatomia Humana. Possui Mestrado em Ciências Morfofuncionais (ICB/USP) e Doutorado em Fisiopatologia Experimental (FMUSP). Tem experiência em ensino na área de Anatomia Humana e em pesquisa nos seguintes temas: discos intervertebrais, timo, desnutrição e renutrição, e ensino de anatomia​.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Baptista, V. I. de A., Lima, J. de M., Medeiros, L. M. de A., Scardua, A., & Baptista, J. da S. (2015). Concepções sobre anatomia humana de alunos do ensino médio da cidade de Cuité-PB: funções e relações com cotidiano. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 059–078. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4302

Edição

Seção

Artigos